sexta-feira , 23 fevereiro 2024
Lar Em Destaque Fim de ano: Como a sua alimentação pode afetar a sua pele? Especialista explica
Em DestaqueSaúde +

Fim de ano: Como a sua alimentação pode afetar a sua pele? Especialista explica

Nossa pele é nosso cartão de visitas, por isso, cada vez mais estratégias têm sido pensadas para cuidar dela. No entanto, até mesmo para quem possui o hábito de cuidar da saúde da sua pele, a época de fim de ano é um grande desafio.

Com as tradicionais ceias fartas, noites em claro e mudanças de rotina, os cuidados com a pele podem ficar de lado, o que é ainda mais prejudicial com um erro muito comum nesse período: Uma má alimentação. Como explica a Médica pós graduada em dermatologia, Dra. Nicolly Machado.

Quando se pensa em uma pele saudável não se pode ligar diretamente apenas a cosméticos, por exemplo, é preciso pensar em hábitos de vida. Uma alimentação desequilibrada e rica em alimentos processados, gorduras saturadas e açúcares pode impactar negativamente a saúde da pele. O consumo excessivo desses alimentos pode levar a problemas como acne, pele oleosa, inflamações e até mesmo agravar condições como eczema e psoríase”.

O que evitar nas festas de fim de ano para ter uma pele saudável?

As festas de fim de ano podem ser um verdadeiro deslize para quem já vem de uma longa jornada de cuidados com a pele, por isso, a palavra-chave é o equilíbrio, não basta excluir tudo da ceia de Natal, por exemplo, é preciso saber fazer escolhas conscientes”.

Evite comidas com muita gordura, açúcar, alimentos muito processados e inflamatórios, cuidado também com o excesso de bebidas alcóolicas e exageros na alimentação”, destaca Dra. Nicolly Machado.

O pior inimigo da pele não é o fim de ano, são os hábitos

De acordo com a Dra. Nicolly Machado, o grande vilão da saúde da pele não é exatamente o período de fim de ano e sim os hábitos que ele escancara.

Comer muito em uma noite específica não é nada recomendado, mas está longe de ser o principal causador de uma pele sem brilho, oleosa, com acne, etc., o grande responsável são os hábitos que estão por trás desse exagero”.

Quem comete excessos com comidas e bebidas no fim de ano, geralmente tem esses hábitos na sua vida diária, isso sim prejudica fortemente a saúde da sua pele no longo prazo, por isso, a chave é incorporar os cuidados não só no fim de ano, mas durante todo o ano”, afirma Dra. Nicolly Machado.

3 cuidados com a alimentação para cuidar da pele nas festas de fim de ano

01 – Hidratação adequada: Beber bastante água ajuda a manter a pele hidratada, especialmente durante festas com bebidas alcoólicas e comidas salgadas.

02 – Consumo equilibrado: Opte por alimentos ricos em antioxidantes, como frutas e vegetais coloridos, que combatem danos à pele causados pelo estresse e pela alimentação menos saudável das festas.

03 – Controle de açúcar e gordura: Reduza o consumo de doces, frituras e alimentos gordurosos, já que o excesso pode causar inflamações na pele e piorar condições como acne.

Sobre a Dra. Nicolly Machado

Médica pós graduada em Dermatologia clínica, estética e cirúrgica, conhecida como Dra. Sem Rugas, é especialista em cuidados dermatológicos e dedicada a promover saúde e beleza para seus pacientes.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Em DestaqueSaúde +

A insônia afeta a saúde do coração? Especialista explica como dormir bem ajuda na saúde cardiovascular

A saúde do coração é muito complexa por envolver diversos fatores, como...

Saúde +

Yoga e paternidade: Como a prática ajuda a fortalecer a conexão entre pais e filhos

A paternidade é um momento único na vida de um homem, envolve...

Em DestaqueSaúde +

5 Sinais não óbvios de que o estresse está afetando sua vida

Você tem passado por momentos estressantes no trabalho ou em casa, mas...

Em Destaque

Blitz do Fevereiro Roxo: Conscientização sobre Doenças Ocultas em Vespasiano

Uma mobilização intensa tomou conta da frente da Prefeitura Municipal de Vespasiano,...