Soberba: o que este sentimento pode ensinar às pessoas?

Teóloga Luciana Menezzes estreia na literatura com obra que promove reflexões sobre a vida a partir de um sentimento comum: a soberba

Desmistificar o velho ditado “galho que nasce torto, morre torto” é a missão da teóloga Luciana Menezzes no lançamento Diário de um Soberbo. A obra gira em torno de um sentimento trivial do ser humano: a soberba. Do latim, superbia, significa presunção ou orgulho e é caracterizada pela pretensão e superioridade.

Soberbo da Silva é o protagonista desta história. Irmão do Orgulho, filho da Autocomiseração e Falsa Humildade, ele é uma pessoa comum e imperfeita, mas que tem seu propósito na vida. É isto o que o personagem descobre, em meio a sessões de terapia e com a ajuda de um diário. Nele, escreve a visão – às vezes bem-humorada – sobre fatos da vida, e leva o leitor à reflexão sobre as próprias experiências.

A mensagem trazida no enredo é clara: o passado não precisa, nem deve, determinar o futuro de alguém. Um soberbo ontem pode ser alguém melhor e trazer alguma contribuição ao mundo; para isto é preciso focar no amor, perdão e autoconhecimento.

Eu não conseguia, por mais que tentasse, ser um simples alguém.
Até porque a mudança exige autoconhecimento e, meu amigo, se conhecer dói.
(Diário de um Soberbo, pág. 19)

Inspirada em grandes nomes da literatura cristã e autoajuda, como Max Lucado e Augusto Cury, Luciana traz citações e embasamento bíblico ao enredo, mas garante que a leitura não contém aspecto evangelista, por isto é indicada a todos. Sem receitas prontas para solucionar os dilemas internos, ela reforça que o verdadeiro responsável pela mudança é o próprio indivíduo.

FICHA TÉCNICA:
Título
: Diário de um Soberbo
Autora: Luciana Menezzes
ISBN: 9786559434015
Editora: Autografia
Formato: 14 x 21cm
Páginas: 145 páginas
Preço: R$ 37,90
Link para leitura: Amazon

Sobre a autora: Luciana Menezzes é formada em turismo, administração e teologia; e foi professora de música por 18 anos. Ganhadora do prêmio Talentos do Banco do Brasil 2019, na categoria entretenimento, agora estreia na literatura com sua primeira obra Diário de um Soberbo. Com foco total na carreira de escritora, quer incentivar outras pessoas a desenvolverem a habilidade da escrita.

Redes Sociais:
Instagram:
 @menezzesluciana
Facebook: Luciana Menezzes Escritora
Youtube: Luciana Menezzes
Site: www.lucianamenezzes.com.br

Botão Voltar ao topo