Prefeitos mineiros elegem nova diretoria da AMM para a gestão do triênio 2022-2025

Dr. Marcos Vinícius, de Coronel Fabriciano, é o novo presidente da entidade

O primeiro dia do mês de abril foi de muito movimento na sede da Associação Mineira de Municípios (AMM), quando 310 prefeitos mineiros compareceram à entidade para a eleição da nova diretoria para a gestão do triênio 2022-2025. Por 305 votos favoráveis, três brancos e dois nulos, a chapa única – “Unidos pelo Municipalismo”, encabeçada pelo candidato à presidência, Marcos Vinicius da Silva Bizarro, prefeito do município de Coronel Fabriciano (Rio Doce), foi confirmada para gerir a associação nos próximos três anos.

O edital para as eleições do Conselho Diretor e do Conselho Fiscal foi publicado no Diário On-line da AMM, no quadro de avisos da entidade, além de ter sido enviado a todos os prefeitos afiliados aptos a votar. Somente as prefeituras afiliadas podiam ter representantes para a votação e consolidar, assim, os novos representantes da Casa.

A eleição do Conselho Diretor e do Conselho Fiscal se processou segundo as disposições do Estatuto da AMM. O Conselho Diretor da AMM é formado pelo presidente, 1º, 2º, 3º e 4º vice-presidentes; 1º e 2º secretários e 1º e 2º tesoureiros. No Conselho Fiscal, são três membros efetivos e três suplentes. Para representar todo o Estado de Minas Gerais, são eleitas também as diretorias regionais. Cada uma das dez regiões conta com três diretores, somando 30 representantes regionais.

O presidente da AMM e vice-presidente da CNM, Julvan Lacerda, fez a abertura oficial da votação, quando agradeceu a presença dos prefeitos de diferentes regiões do Estado e exaltou a importância da união de todos em prol de uma gestão independente, que tem como objetivo trabalhar pelo fortalecimento e desenvolvimento dos municípios mineiros.

“Que a AMM possa dar sequência ao trabalho e que vocês possam receber o fruto desse trabalho em cada administração municipal no nosso Estado. O objetivo da AMM é esse, fortalecer o municipalismo, dar condições para os gestores executarem o trabalho, corrigir as desigualdades, a concentração de recursos nos outros entes, em detrimento dos municípios, trabalhar institucionalmente para mudar a legislação. Porque conseguimos mudar algumas, mas ainda tem muito a ser feito e, para isso, precisamos estar juntos. E não é só a diretoria que precisa estar unida, precisamos da união de todos vocês”, reforçou Julvan Lacerda.

O presidente da AMM reforça, ainda, que a presença dos prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e deputados, que se deslocaram de regiões distantes da capital para a eleição da entidade, mostra a força da Associação. “Tudo isso para podermos, juntos, decidir quem vai fazer esse trabalho nos próximos três anos e defender o interesse dos municípios, que é defender o interesse do cidadão, das pessoas”, defendeu Julvan.

Eleição

A eleição para a nova diretoria da AMM aconteceu, segundo o Edital de Convocação, nesta sexta-feira, 1º de abril, das 9h às 16h. A Assembleia Geral foi, em primeira chamada, às 9h, e, em segunda chamada, às 10h, com a presença de sócios natos quites com suas obrigações estatutárias. A votação foi concluída às 16h e a apuração dos votos processada imediatamente após o encerramento do processo.

O presidente eleito da AMM e prefeito de Coronel Fabriciano, Marcos Vinícius da Silva Bizarro, afirmou que, desde o início, trabalhou para uma chapa de consenso para dar continuidade ao trabalho do presidente Julvan Lacerda. “A AMM, nos últimos anos, conquistou seu espaço por entender a importância do fortalecimento das políticas públicas municipais. Partindo dessa premissa, pretendemos dar continuidade a esse trabalho, bem como garantir um diálogo mais estreito e resolutivo com os outros órgãos para buscar melhorias e qualificação”, garante Dr. Marcos.

Após a consolidação como novo presidente da instituição, o prefeito quer implantar projetos importantes para melhorar e ampliar a gestão dos municípios. “Além de ampliar a qualificação, vamos garantir a criação do Núcleo de apoio Jurídico (NUDEP) para prefeitos com o objetivo de evitar abusos cometidos por outros entes federados. Também vamos fortalecer os consórcios públicos de Minas, por entender que os municípios consorciados trazem um serviço de maior qualidade para os munícipes com custo baixo. Vamos criar o consórcio público intermunicipal AMM para compras conjuntas de medicamentos e tecnologia, e, por meio de parcerias, levar a AMMTV para canal aberto, entre outros projetos que vamos construir em conjunto com os prefeitos”, ressaltou.

Posse

A posse da nova diretoria será durante o 37ª Congresso Mineiro de Municípios, a ser promovido pela AMM, nos dias 1º e 2 de junho de 2022, no Expominas, em Belo Horizonte.

Perfil do presidente

Marcos Vinícius da Silva Bizarro é médico, com especialização em geriatria. Antes de se eleger prefeito, atuou pelo SUS durante oito anos no então Hospital Siderúrgica, atual Hospital Doutor José Maria Morais, do qual foi diretor clínico; e trabalhou também em algumas unidades de saúde nos bairros da cidade e no município de Timóteo.

Entrou para a política para defender uma causa: lutar pelo Hospital Siderúrgica que encerrou as atividades por falta de apoio da gestão pública municipal. Em 2016, se candidatou ao cargo de prefeito de Coronel Fabriciano, com apenas 3% de intenções de votos, e foi eleito com 47,7% dos votos válidos. Desde que assumiu o executivo fabricianense, se destacou com uma gestão moderna e corajosa.

Um dos desafios foi incentivar o empoderamento do cidadão de maneira que consiga recuperar sua autoconfiança e que, dessa forma, a cidade passe a ser reconhecida no cenário estadual e nacional com o município em posição de destaque pelos seus 110 mil habitantes e pelos projetos desenvolvidos e em ampliação. Em 2020, foi reeleito prefeito de Coronel Fabriciano com 83,75% dos votos válidos.

Dr. Marcos Vinícius é vice-presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), desde 2017, e assumiu este desafio com a meta de resgatar, em todos os cenários, a posição de destaque da cidade, a “terra mãe” do Vale do Aço, apresentar o que tem de melhor e, simultaneamente, trazer para dentro do município o que encontrar de mais moderno em termos de gestão. É também presidente do Consurge (Consórcio Intermunicipal da Rede de Saúde de Urgência e Emergência do Leste de Minas).

Atua, ainda, como vice-presidente de Tecnologias da Saúde da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e integra a Comissão de Saúde da Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Confira a cobertura completa da eleição da AMM nos canais de comunicação da Associação – Instagram (aqui), Facebook (aqui), portal (portalamm.org.br), AMMTV (aqui) – e as fotos no Flickr da entidade (clique aqui).

Botão Voltar ao topo