Lar Em Destaque Para as crianças, o melhor presente é a companhia
Em DestaqueSaúde +

Para as crianças, o melhor presente é a companhia

Pode até parecer óbvio ou clichê, mas momentos de qualidade com os filhos significam mais para eles do que ganhar aquele tão sonhado brinquedo no Dia das Crianças. É por isso que o pediatra, psicanalista e especialista em educação familiar, Fausto Flor Carvalho, explicita a importância de pais terem uma participação ativa no dia a dia dos pequenos, mesmo que a rotina de trabalho pareça impedir esse acompanhamento regular.

Autor de Pai Sem Sacrifício, ele garante que há formas de driblar os desafios cotidianos para estar presente em todos os aspectos da vida das crianças. Até porque foram métodos que o médico implementou na prática: quando começou a passar mais tempo com um dos filhos, percebeu mudanças positivas no comportamento do menino em relação aos estudos e às atitudes.

Abaixo, você confere 5 dicas propostas pelo Fausto Flor Carvalho para ter maior proximidade com os filhos:

1 – Seja proativo: Separe um dia da semana para exercitar a proatividade. Chame seus filhos para brincar de casinha, ou saia para pedalar com eles. Separe um momento para conhecer os interesses deles, mas também compartilhe os seus. Use sempre a imaginação para trabalhar a criatividade junto com as crianças.

2 – Converse: Deixe o celular distante por pelo menos alguns minutos do dia e converse com os filhos. Depois de um expediente cansativo no trabalho, dê a eles uma atenção plena e crie momentos únicos. Mesmo com alguns minutos diários, isso aumenta a confiança e a autoestima deles.

3 – Delegue responsabilidades: Muitos podem ter receio de dividir as responsabilidades da casa com as crianças, mas essas ações estimulam o conhecimento e a autonomia dos pequenos. Pode ser uma tarefa pontual ou diária, como recolher brinquedos, cuidar de um animal de estimação e arrumar a cama.

4 – Ajude a enfrentar dificuldades: Crianças também enfrentam momentos difíceis, seja na escola, com os amigos ou com a família. Converse com elas sobre como podem atravessar períodos desafiadores. Se você tiver experiências semelhantes para compartilhar, dê um exemplo.

5 – Exercite a gratidão: Produza uma lista qualidades que você aprecia nos filhos. Comunique a eles essas características. Essa atitude contribui também para que eles façam o mesmo com você. Assim, é possível construir uma relação de confiança mútua.

Sobre o autor: Nascido em Assis, no interior de São Paulo, Fausto Flor Carvalho é médico pediatra com mais de 25 anos de experiência, psicanalista pela Sociedade Paranaense de Psicanálise e mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista. Trabalha na área de Saúde Escolar, além de ser membro do Departamento de Saúde Escolar da Sociedade de Pediatria de São Paulo e da Sociedade Brasileira de Pediatria. Pai de dois filhos, também é voluntário de cursos sobre educação e famílias.

Redes sociais: Instagram | LinkedIn | Youtube | Site

Artigos relacionados

Em Destaque

Uma manhã alegre, divertida, colorida e de conscientização: Rua de Lazer celebra Dia do Autismo

No último sábado, 13 de abril, o Parque Ecológico Municipal Oswaldo Magalhães...

Em Destaque

Talento vespasianense passa a integrar a categoria de base do Sada Vôlei

Sonho realizado. Neste sábado, a Prefeitura de Vespasiano, através das Secretarias de...

Em Destaque

Pesquisa brasileira busca compreender ligações entre obesidade infantil e saúde da coluna

A obesidade infantil tem se tornado uma preocupação crescente em todo o...