Lar Em Destaque Modelo híbrido será dominante nas relações de trabalho da próxima década
Em DestaqueNegócios

Modelo híbrido será dominante nas relações de trabalho da próxima década

Qual será o futuro das relações de trabalho com o avanço da tecnologia e a oferta cada vez maior de serviços por meio de aplicativos? Juristas, gestores, empresários, trabalhadores e interessados no tema encontram uma análise aprofundada em Quarta Revolução Industrial e Direito do Trabalho, lançamento da Editora Almedina Brasil.

Na obra, o Doutor e Mestre em Direito Político e Econômico Eduardo Tambelini Brasileiro aponta um novo modelo de trabalho híbrido entre autônomo e empregado: o trabalhador coordenado de forma digital. Esta nova classificação requer regulamentação jurídica própria, para que seja possível garantir o direito da dignidade da pessoa humana e os direitos sociais.

A obra apresenta um panorama sobre como as futuras relações de trabalho poderão ser reguladas em tempos de home office, reuniões por videoconferência, relatórios por e-mail e mensagens por aplicativos.

Tambelini analisa ainda as mudanças de trabalho impulsionadas pela pandemia de COVID-19 e discute os efeitos das novidades tecnológicas nas relações sociais e trabalhistas. Dentre elas, destacam-se a inteligência artificial, robótica, biotecnologia, a internet das coisas, impressão em 3D, ciência dos materiais, nanotecnologia, veículos autônomos e outras.

Nos próximos anos, diversas profissões deixarão de existir, muitas outras vão surgir e as relações entre empregados e patrões mudarão completamente. Nesta obra, o autor mostra como essas transformações demandam adaptações na legislação trabalhista vigente e incita a busca por novas formas de proteger os direitos de trabalhadores e empregadores.

Ficha técnica

Livro: Quarta Revolução Industrial e Direito do Trabalho
Autora: Eduardo Tambelini Brasileiro
Editora:
 Almedina Brasil
ISBN: 9786556275635
Páginas: 258
Formato: 16x23x1,2
Preço: R$ 169,00
Onde encontrar: Almedina BrasilAmazon

Sinopse

A obra tem como objeto analisar a Quarta Revolução Industrial e seus reflexos nas relações de trabalho, à luz do ordenamento jurídico brasileiro. Nesse contexto, busca contribuir de forma original com uma resposta ao seguinte problema: qual o modelo de proteção jurídico-social adequado para acolher o expressivo avanço tecnológico e, ao mesmo tempo, garantir a proteção do trabalhador e dos empresários que precisam se adaptar a essa nova realidade? Para responder a essa indagação surge o desafio de se repensar o Direito e suas categorias clássicas de relação de trabalho, de forma a incluir o gênero tertius do trabalhador coordenado digital. A obra propõe-se a observar esse novo trabalhador, fruto da Quarta Revolução Industrial, e conferir a ele uma regulamentação jurídica própria, com proteção adequada, apta a garantir o direito da dignidade da pessoa humana e os direitos sociais.

Sobre o autor

Eduardo Tambelini Brasileiro, Doutor e Mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Pós-Graduado lato sensu em Direito Público e Privado pela Faculdade Damásio de Jesus e graduado em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Pesquisador em Direito e Políticas Públicas, consultor jurídico, parecerista e advogado.

Sobre a editora

Fundada em 1955, em Coimbra, a Almedina orgulha-se de publicar obras que contribuem para o pensamento crítico e a reflexão. Líder em edições jurídicas em Portugal, a editora publica títulos de Filosofia, Administração, Economia, Ciências Sociais e Humanas, Educação e Literatura. Em seu compromisso com a difusão do conhecimento, ela expande suas fronteiras além-mar e hoje traz ao público brasileiro livros sobre temas atuais, em sintonia com as necessidades de uma sociedade em constante mutação.

Artigos relacionados

Em DestaqueSaúde +

4 ensinamentos para exercitar mais o amor-próprio

Desenvolver o autoamor pode ser uma tarefa complexa para muitas pessoas. Isso...

Clube do LivroEm Destaque

Rio 459 anos: batalhas deram origem à capital carioca

Diversas lutas e conquistas deram origem à capital carioca. Começo pelo dia...

Em DestaqueSaúde +

A insônia afeta a saúde do coração? Especialista explica como dormir bem ajuda na saúde cardiovascular

A saúde do coração é muito complexa por envolver diversos fatores, como...

Em DestaqueSaúde +

5 Sinais não óbvios de que o estresse está afetando sua vida

Você tem passado por momentos estressantes no trabalho ou em casa, mas...