terça-feira , 27 fevereiro 2024
Lar Agenda Vai começar 28ª edição da CASACOR Minas
Agenda

Vai começar 28ª edição da CASACOR Minas

Belo Horizonte recebe, entre os dias 15 de julho e 03 de setembro, a 28ª edição da CASACOR Minas. Considerado o maior evento do setor de arquitetura, design de interiores e paisagismo do estado, a mostra, sob a direção de Eduardo Faleiro e Juliana Grillo, irá apresentar ao público 50 ambientes, assinados por 53 profissionais de destaque do segmento, além de 2 instalações. “A CASACOR é atualmente o palco mais importante para lançamento de produtos, serviços e novidades do segmento. A mostra movimenta a economia do estado, está vinculada à grandes empresas, gera emprego e renda, além de integrar o calendário cultural da capital mineira uma vez que acontece de forma ininterrupta há 28 anos. Os números comprovam o sucesso e a força da marca, que é referência em toda as Américas”, destaca a diretora Juliana Grillo.

Um dos grandes atrativos deste ano está na mudança do local da mostra. O endereço escolhido é um complexo formado por 3 casas das décadas de 1930 e 1940 e parte de um edifício contemporâneo que está sendo erguido no local, viabilizado por meio de uma parceria entre F2 Incorporadora e Construtora e a Arthros Incorporadora. O projeto da construção é assinado pelo arquiteto José Eduardo Ferolla, o homenageado desta edição. Falecido no último mês de abril, Ferolla viveu parte de sua vida no casarão principal, construído pelos seus pais para ser a morada oficial da família. Enquanto aguardavam a conclusão da construção da Casa Ferolla, que levou alguns anos, a família passou uma temporada na charmosa Casa Hera, que também foi anexada ao complexo da mostra. O casarão principal mistura o estilo Art Déco e possui referências claras à arquitetura neocolonial hispano-americana. Outro ponto de destaque desta edição está no retorno da CASACOR Minas a um imóvel com foco residencial. A última edição em uma casa real foi realizada em 2016, na Pampulha, celebrando o título conquistado pelo Conjunto Moderno da Pampulha de Patrimônio Mundial da Humanidade. E por fim, a CASACOR Minas escolhe se fixar num dos bairros mais charmosos da capital mineira. De uso misto, mas mantendo a tradição residencial, o Santo Antônio é um bairro que concentra características históricas e contemporâneas que convivem de forma muito harmônica e respeitosa, comprovando que o diálogo da tradição e modernidade deve fazer parte do cotidiano das cidades.

Para chegar até este imóvel, a direção da CASACOR Minas contou com uma ajuda fundamental, que veio a partir de uma parceria com a Céu-Lar Imóveis. “Uma ação que mobilizou a equipe na pesquisa, seleção, definição e na busca de um imóvel alinhado às demandas e premissas da CASACOR”, destaca a diretora Adriana Magalhães. “Precisávamos de um imóvel residencial localizado na região centro-sul, com espaços generosos, em uma região arborizada e sintonizada com a proposta para este ano”, resume Eduardo Faleiro, diretor executivo da CASACOR Minas.

O tema escolhido para o ano é “Corpo e Morada” – responsável por conduzir o elenco na criação de todos os ambientes. A proposta é mergulhar nas múltiplas possibilidades de interpretação de como a casa é uma extensão do nosso corpo, e vice-versa. O processo criativo baseou-se em quatro macro pilares: a casa como um lugar de subjetividade; a casa como um lugar maternal; a casa como um lugar de permanência e a casa como um lugar de conhecimento. A partir desses pilares, foram idealizadas duas premissas para viver a casa: tratar a si mesmo como se trata a casa e tratar a casa como se trata o próprio corpo. Corpo & Morada’ foi pensado como uma combinação fluida da estrutura arquitetônica com a estrutura corporal. 

O paisagismo também ocupa lugar de protagonismo, tanto nas áreas internas quanto externas, mostrando o quanto a presença do verde é essencial para o nosso bem estar.

 

Destaques desta edição

Como não poderia ser diferente nos tempos atuais, o público já será recebido na mostra com um ambiente voltado para apresentar soluções sustentáveis. A Casa Gasmig, de Paloma Martins, foi criada para destacar as múltiplas aplicações do gás natural em uma casa.

Logo na sequência, o Lobby Essência, assinado por José Lourenço e Marina Figueiredo, compreende bilheteria, lobby e o espaço Audi. O ambiente foi criado para ser uma ode à arquitetura, exaltando a beleza dos materiais em sua forma mais bruta.

Depois de passar pelo Jardim Dulce Ferolla, de Nãna Guimaraes e Pedro Moreno, criado em homenagem à matriarca da família que construiu e viveu no casarão, o visitante segue em direção ao palacete, tendo acesso ao Alpendre, Hall de entrada e Espaço Ferolla, espaços assinados pela experiente Lena Pinheiro, que escolheu homenagear o arquiteto.

Completando o impacto visual da entrada, a Sala da Lareira e Varanda, assinada por  Pedro Lázaro, é um espaço que sintetiza de forma ímpar a proposta de atemporalidade que estabelece o conexão entre a história e a contemporaneidade.

Hall da Escada e a Sala de Jantar, de Beatriz Maranhão, são espaços para provocar os sentidos, evidenciando ícones do design e da arte, fazendo o espectador se questionar sobre as intercessões entre eles.

A Sala de Aperitivos de Dúnia Zaidan é daqueles espaços que comprovam que um bom projeto e uma boa curadoria de design podem deixar qualquer proposta que soe inicialmente démodée em algo extremamente atual.  

Andrea Buratto decidiu investir num espaço que foge do lugar comum, brincando com texturas e sobreposições em sua Cozinha Cave. O Gourmet Alindeda NB Arquitetura, é uma cozinha funcional criada para abrigar uma série de pequenos encontros durante a mostra.

Estela Netto escolheu celebrar os 20 anos de seu primeiro projeto com o complexo Tributo aos 20, que reúne espaço gourmet, piscina, lounge e uma ampla adega. Tudo isso, cercado pela exuberância do paisagismo tropical presente no Jardim ARUM, de Flávia D’urso.  

Os banheiros originais do imóvel foram ressignificados sob o olhar de Isabela Bethônico em parceria com o Studio Tertúlia.  O resultado surpreende e mostra que uma boa dose de diversão fica bem em qualquer ambiente.

Suíte Master e Closet, de Tânia Salles, é daqueles quartos pensados para quem não pretende sair dele aos finais de semana.

A conexão com a espiritualidade está retratada na Capela das Folhas, projeto do Studio 126 Arquitetura, de Evandro Melato e Pabrício Amaral.

O Apartamento Casa Ferolla, projetado pela arquiteta Gislene Lopes, apresenta linhas contemporâneas, com formas orgânicas inspiradas em detalhes do dia a dia. A ideia é que o visitante possa conhecer um dos modelos de apartamentos do edifício Casa Ferolla, em fase de construção.

Sala e Lavabo do Apartamento, de Renata Machado e André Magalhães é um espaço onde a tecnologia está a favor da praticidade e do bem-estar dos usuários.

 

Gastronomia

Assim como nos anos anteriores, a gastronomia continua sendo um dos pontos altos da mostra. A parceria com diversas empresas e marcas do segmento de alimentos e bebidas, a CASACOR Minas atrai um grande público interessado em participar das experiências gastronômicas. Entre os parceiros do segmento que estarão presentes nesta edição, destacamos: Krug Bier, Rex Bibendi/Zahil, Supernosso, Água Mineral Ingá e Felicitea.

O Projeto da Varanda Café, de Adriana Gouveia, irá abrigar a operação do Uluru Café. O projeto surpreende ao subverter a ordem dos materiais. Uma árvore em estrutura metálica foi coberta com plantas e vegetação e ganhou um balcão em tijolinho. A proposta foi criar um espaço que será o cenário ideal para o brunch ou aquela pausa durante a visita.

Viabilizado por meio de uma parceria com o Sebrae Minas, o Espaço Origem Minas está de volta, e é novamente assinado pela arquiteta Cynthia SilvaO projeto já está presente na CASACOR Minas há 5 anos e é voltado para apresentar o trabalho de pequenos produtores e artesãos mineiros. Entre os produtos que poderão ser encontrados estão queijos, cafés especiais, geleias, antepastos e outros itens de produção artesanal. A concepção do espaço teve como ponto de partida a fachada da casa Hera, com arquitetura Art Decó da década de 40. O espaço surge como uma extensão harmônica dessa arquitetura, trazendo uma proposta de retrofit ao anexo. O piso e parede são em granito rústico mineiro, da região de São João Del Rei, e as bancadas, também em granito, tem sua origem em terras mineiras e batizado de Café Cerrado, devido a semelhança visual com grãos de café. As luminárias também são assinadas pela arquiteta e foram desenvolvidas pela artesã de Carangola – MG, Simone Oliveira.

Betânia Nascimento está de volta à mostra depois da sua estreia no ano passado. Desta vez ela assina o projeto do Restaurante O Chef e o Cabra, que será novamente comandado por um dos chefs mais premiados do país, o paraibano Onildo Rocha, que concebeu o projeto em parceria com o designer e empreendedor, Gustavo Greco, parceiro de longa data da CASACOR Minas.

Bar desta edição será operado pelo Jangalito e tem projeto da arquiteta Cris Capanema. A ideia foi criar um espaço requintado, mas ao mesmo tempo despojado, em formato de lounges a céu aberto. Já os amantes do vinho, não podem deixar de conhecer e de apreciar a Vila do Vinho, espaço de Silvia Carvalho, que se especializou na criação e desenvolvimento e adegas e que, desta vez, investiu na concepção de um espaço voltado para apreciação da bebida.

Gentileza urbana

Considerado um dos bairros mais antigos da capital mineira, o Santo Antônio é famoso por sua localização privilegiada, ruas arborizadas e por sua efervescência cultural, reunindo uma série de bares, restaurantes, estabelecimentos e personagens que fazem parte da história da cidade. Foi um dos primeiros bairros fora do perímetro da Avenida do Contorno. E é justamente por ser um dos bairros mais antigos da cidade que o Santo Antônio reúne uma mistura bastante equilibrada de sintonia da história com o progresso da cidade. Todas essas características positivas impactaram diretamente no conceito desta edição da mostra. Por conta disso, uma das propostas da CASACOR Minas é convidar os visitantes a usufruírem das outras atrações do bairro, que reúne expoentes das mais diversas áreas, como design, arquitetura, cultura, gastronomia, arte, moda, entre outras. A ideia é que ao visitar a mostra, o público também possa circular pelo bairro, aproveite para explorar tudo que ele oferece.

 

Programação

A CASACOR Minas oferecerá uma programação extensa e variada ao longo do evento, que inclui ações nas áreas de Gastronomia, Cultura, Moda, Entretenimento e Conteúdo. 

 
A 28ª CASACOR Minas Gerais será realizada entre os dias 15 de julho e 03 de setembro. A Casa Ferolla fica na Rua São Domingos do Prata, 631, no Santo Antônio – Belo Horizonte.

 A CASACOR Minas Gerais conta com o patrocínio master da Deca. Os fornecedores oficiais desta edição são Coral Tintas, Audi, Divinal e Detronic. O parceiro local de sustentabilidade é a Optpower. Entre os patrocínios locais, estão: Ooh Brasil, Gasmig,  ArcelorMittal, F2 Construtora e Arthros Incorporadora.  A mostra ainda conta com o apoio da Portinari, Sebrae, Mall Midia e da Guararapes. 

 

Sobre a CASACOR Minas

A CASACOR é reconhecida como a maior e melhor mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas e reúne, anualmente, renomados profissionais. Em 2023 chega à sua 28a edição em Minas Gerais e com mais de 20 eventos nacionais (Alagoas, Bahia, Brasília, Campinas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Interior de SP, Litoral de SP, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Santa Catarina) e seis internacionais (Miami, Peru, Chile, Equador, Bolívia e Paraguai).

SITE: www.casacor.com

FACEBOOK: www.facebook.com/casacorminas

INSTAGRAM: @casacorminas

Artigos relacionados

AgendaEm Destaque

Expresso Bloco Show promove desfile inclusivo com o tema “Heróis”

O cortejo será no domingo de carnaval a partir das 13 horas...

AgendaEm Destaque

Cidade Encantada chega a Contagem em clima de pré-carnaval com atividades gratuitas para toda a família

Quem está ansioso para o Carnaval terá a oportunidade de participar do...

Agenda

Angela Dippe faz novas apresentações da comédia Da Puberdade à Menopausa

O solo Da Puberdade à Menopausa, escrito e protagonizado pela atriz e comediante...

Agenda

Núcleo Experimental celebra a vida e a obra de Hebert Daniel no musical Codinome Daniel, que estreia dia 12 de janeiro de 2024

Conhecido por dar voz a grupos minoritários e por sua pesquisa sobre...