Lar Clube do Livro Um futuro possível: Philip Lymbery propõe alternativas ao agronegócio em novo livro
Clube do LivroEm Destaque

Um futuro possível: Philip Lymbery propõe alternativas ao agronegócio em novo livro

O que fazer para alimentar oito bilhões de pessoas sem avançar mais com a agricultura intensiva tradicional? Quais os riscos para a vida, caso as grandes florestas tropicais, como a Amazônica, desapareçam do mapa devido ao avanço do desmatamento? Em As Últimas ColheitasPhilip Lymbery, autoridade mundial em meio ambiente, analisa e apresenta os bastidores inéditos da agricultura industrial e confronta a lógica da Big Agriculture.

Publicado no Brasil pela nVersos Editora, a obra aborda as realidades e impactos locais da agricultura intensiva em diferentes países. E evidencia reflexões sobre a necessidade de readequação das grandes empresas para a construção de um mundo sustentável e harmônico com a natureza. Em um capítulo dedicado ao Brasil, são expostos os danos do desmatamento de florestas para a produção pecuária, o uso excessivo de pesticidas e a produção industrial de soja – grandes responsáveis pela destruição de ecossistemas e o desaparecimento de povos nativos.

Presidente do Eurogroup for Animals, o autor trata de questões complexas e sugere alternativas para a agricultura tradicional e o desmatamento desenfreado. Lymbery repensa métodos agrícolas, propõe diferentes formas para integrar cultivo e criação de animais, redescobre as técnicas para regenerar o solo e mantê-lo saudável, além de pensar sobre tecnologias possíveis para a preservação do planeta às gerações futuras.

Não há solução isolada que efetue as mudanças necessárias em nosso sistema alimentar. Nós deveríamos aceitar a complexidade e diversas soluções, incluindo cultivos agroecológicos regenerativos, dietas à base de plantas, agricultura urbana com hidroponia e aeroponia, proteínas alternativas de fermentação de precisão e carne cultivada. (As Últimas Colheitas, p. 299-300)

Atualmente, pesquisas apresentam muitos dados sobre os impactos negativos do avanço descontrolado da agricultura intensiva, mas pouco foi feito a respeito, e o livro As Últimas Colheitas traz contribuições importantes. Segundo Lymbery, o futuro das terras férteis e da biodiversidade do mundo dependerá da mudança radical do modo de produção, com o empenho de todos, principalmente de donos de megafazendas, que utilizam produtos químicos e mantêm animais enjaulados para abate.

FICHA TÉCNICATítulo: As Últimas Colheitas – A verdade sobre a agricultura intensivaAutor: Philip LymberyEditora: nVersos EditoraISBN: 978-65-8763-89-59Formato: 16 x 23 cmPáginas: 320Preço: R$ 69,00Preço e-book: R$ 45,00Link de venda: Editora nVersos | AmazonSobre o autor: Philip Lymbery é autoridade mundial quando o tema é meio ambiente. É autor de livros importantes na área ambiental. “As Últimas Colheitas – A verdade sobre a agricultura intensiva” é seu título mais recente. É ganhador do Prêmio Outstanding Campaign do Eurogroup for Animals e do prêmio da Paz, International Golden Dove de 2015. Seu primeiro livro, “Farmageddon”, foi listado como um dos livros do ano do The Times Writers. Lymbery é CEO da Compassion in World Farming, desempenhou papéis importantes em muitas das principais reformas de bem--estar animal, incluindo proibições em toda a Europa de engradados de vitela para bezerros e gaiolas estéreis para galinhas poedeiras. Descrito como uma das pessoas mais influentes da indústria de alimentos, ele liderou o trabalho de envolvimento da Compassion com mais de mil empresas de alimentos em todo o mundo, levando a melhorias reais na vida de mais de um bilhão de animais de fazendas todos os anos.

Redes sociais: Site | Instagram | Facebook | LinkedIn | Twitter

Sobre a editora: a nVersos Editora lançou o primeiro livro em 2011 e, desde então, segue aprimorando continuamente o catálogo, a fim de garantir a pluralidade de leitres e de saberes. O objetivo principal da editora é a superação e a expansão do conhecimento, por isso tem como missão publicar obras que façam parte da busca por novos conhecimentos e que proporcionem o enriquecimento intelectual do leitor, ao contribuir para a propagação da publicação de livros relevantes para resolução de problemas e na formação cultural de todos.

Redes Sociais: Site | Instagram | LinkedIn | Twitter

Artigos relacionados

Clube do Livro

Historiadora mineira publica livro infantil sobre luta indígena

Livro infantojuvenil da historiadora e psicopedagoga Patrícia Augusto Carra aborda ancestralidade e...

Em DestaqueMundo

1º feira de “carros voadores” da América Latina será realizada neste mês em São Paulo

Expo eVTOL 2024 terá eVTOLs, os veículos elétricos de decolagem e pouso...