terça-feira , 27 fevereiro 2024
Lar Agenda Trem noturno temático, “Inconfidência Mineira”, marca o feriado de Tiradentes
AgendaEm Destaque

Trem noturno temático, “Inconfidência Mineira”, marca o feriado de Tiradentes

Para marcar as celebrações do Dia de Tiradentes, em 21 de abril, e lembrar a Inconfidência Mineira – movimento contra a Coroa portuguesa que ocorreu na então capitania de Minas Gerais em 1789 –, a Maria Fumaça, administrada pela VLI – companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos –, realizará dois passeios noturnos com o tema “Inconfidência Mineira”. Uma viagem partirá às 18h de São João del-Rei em direção a Tiradentes, no Campo das Vertentes (Minas Gerais), e a outra sairá de Tiradentes para São João del-Rei às 19h.

 

A atração faz parte de uma programação especial desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de São João del-Rei e o Conselho de Turismo (Comtur) deste município. De acordo com a supervisora do Trem Turístico da VLI, Cibelle Oliveira, entre as iniciativas está a apresentação do grupo de teatro Balbúrdia com a peça: “Os Autos da Devassa: A Inconfidência Mineira como nunca foi contada”, na Estação da Maria Fumaça em São João del-Rei, às 17h do dia 21 de abril.

 

“Este é um feriado bem significativo para a região e, como a Maria Fumaça sempre atrai turistas de todo o país e do mundo, ela circulará com um quadro de horários ampliado durante todo o feriado de Tiradentes. Serão 16 viagens para que os passageiros possam apreciar o passeio feito ao longo de 12 km de travessia por uma belíssima diversidade ecológica e paisagens que ainda preservam a arquitetura do século XIX”, destaca Cibelle Oliveira. Para conferir a agenda com os horários do trem turístico, basta clicar aqui.

 

Além disso, a supervisora frisa que o Museu Ferroviário, inaugurado em 28 de agosto de 1981 por ocasião do centenário da antiga Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM), estará aberto à visitação. “Ele é o maior centro de preservação da história ferroviária do Brasil e a entrada é gratuita. A grande relíquia do museu é a locomotiva que transportou Dom Pedro II e sua comitiva na inauguração da EFOM, em 1881”, conclui.

 

Parceria

 

O secretário municipal de Cultura e Turismo de São João del-Rei, Marcus Frois, ressalta que o evento, realizado na Estação da Maria Fumaça, pelo município com a VLI, é significativo para o turismo local. “Esta parceria agrega, e muito, para São João del-Rei e região. Resgatamos o trem noturno que, com o tema ‘Inconfidência Mineira’, terá um visual totalmente diferenciado e passeios em um clima agradabilíssimo, porque estamos agora no período do outono. Agradecemos a parceria e queremos, cada vez mais, trazer para São João del-Rei aqueles que se interessam por diversidade cultural, nossa arquitetura e história”, destaca Marcos Frois.

 

Passagens

 

A venda de passagens será feita por meio das bilheterias, nas estações de São João del-Rei e Tiradentes, bem como pela internet. Pela web, clique no link do Guichê Virtual, para ser direcionado ao site responsável pela venda de passagens do trem turístico.

 

A tarifa inteira para ida é de R$ 70 e a inteira ida e volta custa R$ 140. A entrada é gratuita para crianças de 0 a 5 anos (no colo), mediante apresentação de certidão de nascimento ou carteira de identidade. Têm direito à meia-entrada (50%)crianças de 6 a 12 anos, com a apresentação de certidão de nascimento ou carteira de identidade; estudantes com carteirinha válida no período e identidade com foto; pessoas com deficiência portando carteirinha ou laudo médico; e pessoas a partir de 60 anos, apresentando documento de identidade com foto. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (32) 3371-8485.

 

Sobre a VLI

A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Por três anos consecutivos presente no ranking 100 Open Corps – que reconhece o estímulo à inovação aberta –, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

Artigos relacionados

Em DestaqueSaúde +

A insônia afeta a saúde do coração? Especialista explica como dormir bem ajuda na saúde cardiovascular

A saúde do coração é muito complexa por envolver diversos fatores, como...

Em DestaqueSaúde +

5 Sinais não óbvios de que o estresse está afetando sua vida

Você tem passado por momentos estressantes no trabalho ou em casa, mas...

Em Destaque

Blitz do Fevereiro Roxo: Conscientização sobre Doenças Ocultas em Vespasiano

Uma mobilização intensa tomou conta da frente da Prefeitura Municipal de Vespasiano,...

Em Destaque

Alunos de Vespasiano Embelezam Cadernos do Kit Escolar 2024 com Suas Artes Criativas

Nesta segunda-feira, 19 de fevereiro, o Paço Municipal de Vespasiano testemunhou um...