Tragédia – Todos os dias chegam reforços em Brumadinho, Minas Gerais
Todos os dias chegam reforços em Brumadinho, Minas Gerais, para ajudar nas buscas de corpos e para o atendimento à população. No sábado (2), será a vez de sessenta bombeiros da Força Nacional de Segurança Pública e mais um helicóptero reforçarem as ações nas áreas devastadas pelo rompimento da barragem de minérios.
Nesta semana, a Defesa Civil de Minas Gerais divulgou um plano de contingência no caso de riscos relacionados às barragens que permanecem ativas na região de Brumadinho.
Segundo a corporação, o risco de rompimento de outra barragem é classificado em Nível 1. Mas, se esse quadro se agravar, a comunidade será avisada por meio de alarme sonoro e pode ser necessária a evacuação rápida da população.
A medida é preventiva, já que nenhuma outra barragem está com grave risco de rompimento. No site defesacivil.mg.gov.br, por exemplo, há um tabela com os nomes dos bairros e comunidades e quais serão os pontos de encontro caso toque este alarme.
A empresa Vale disponibilizou o número 0800 285 7000 para atendimento ao público, encaminhamento das pessoas atingidas e esclarecimentos decorrentes do desastre em Brumadinho.
Já a Ouvidoria da Vale pode ser contactada através do número 0800 821 5000.