Lar Em Destaque Projeto Trekking do Conhecimento chega a Santa Luzia
Em Destaque

Projeto Trekking do Conhecimento chega a Santa Luzia

O Trekking do Conhecimento Cidades IV já está a todo vapor no Centro Municipal de Educação Integral e Integrada, beneficiando cinco escolas de Santa Luzia. O projeto prevê impactar gratuitamente mais de 450 estudantes do 5º ao 9º ano com aulas sobre trekking de regularidade. A iniciativa também abrirá mais de 400 vagas com inscrições gratuitas para iniciantes no esporte e pessoas maiores de 60 anos. Realizada pela Federação Mineira de Trekking e Enduro a Pé (Femitep), a ação conta com patrocínio da Soluções Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte de Minas Gerais, e apoio do Instituto Usiminas e da Prefeitura de Santa Luzia.

A organização do projeto está cumprindo um cronograma de aulas dentro das escolas para que, no próximo dia 30 de setembro (sábado), os alunos possam colocar em prática os conhecimentos adquiridos. No dia 1º de outubro (domingo), o trekking será realizado para os outros beneficiados no projeto. O treinamento fora das escolas ocorre por meio de um curso on-line e gratuito no site www.femitep.com.br, no qual os interessados podem se inscrever gratuitamente e saber todas as ações do projeto.

O local do trekking será a histórica Fazenda Boa Esperança, que guarda uma parte da história do Brasil com um conjunto arquitetônico composto pela edificação principal, curral, casa do caseiro, galpões de peão e casa de máquinas. A Fazenda Boa Esperança é um exemplar da arquitetura rural mineira de finais do século XIX. A edificação principal é uma construção inspirada no estilo colonial e se integra perfeitamente à natureza do local, cujo principal detalhe arquitetônico é seu alpendre, exemplar das raízes mineiras.

Dentro das escolas, a proposta é fazer com que os estudantes finalizem o projeto fazendo um trekking de regularidade na área da Fazenda Boa Esperança e uma redação sobre a experiência. Uma apostila didática com um conteúdo que aborda a importância do trabalho em equipe, a navegação usando a bússola e a planilha, a importância de preservar o ambiente natural e da atividade física para uma vida mais produtiva e feliz foi distribuída aos alunos.

Durante a jornada de aprendizado, os estudantes perceberão que a matemática, a física, a biologia, geografia, história e o conhecimento em língua estrangeira são necessários para realizar várias atividades fora da escola. O projeto também ajuda a movimentar a rotina escolar com atividades diferentes das previstas no planejamento curricular. O grande diferencial para o sucesso do projeto está no envolvimento diretores, professores e todos os colaboradores, fundamentais para que os alunos absorvam ao máximo a proposta do projeto, que é ensinar um esporte altamente inclusivo, reunindo conhecimento teórico e atividade esportiva.

As escolas beneficiadas são: Escola Municipal Etelvino Souza Lima, Escola Municipal Edwar Lima, Escola Municipal Jaime Avelar Lima, Escola Municipal Luisa Rosália Diniz Kentish e a  Escola Municipal Dulce Viana de Assis Moreira.

No site www.femitep.com.br, além das inscrições e do curso on-line serão disponibilizadas todas as informações sobre as ações e uma cópia da apostila didática e das planilhas de navegação. Todos os participantes receberão gratuitamente a camisa oficial do projeto, planilha de navegação e medalha de participação.

Para se inscrever é necessário formar uma equipe de três a seis pessoas e dar um nome para ela. As inscrições serão validadas e os nomes dos participantes divulgados no site quando pelo menos três pessoas da equipe fizerem a inscrição. Esse sistema de equipes é fundamental no trekking de regularidade porque, além de ser regra do esporte, os participantes serão monitorados na trilha pelo nome da equipe.

O circuito
O evento começa às 8h, mas o horário de largada de cada equipe será divulgado no site e Instagram no link do GRID e pelo menos uma hora antes do horário da largada. Os inscritos deverão estar dentro da Fazenda Boa Esperança para a retirada da camisa e da planilha de navegação.

Para aqueles que não conhecem, o esporte TREKKING DE REGULARIDADE ou ENDURO a PÉ é uma das modalidades de trekking, um tipo de caminhada que foi adaptada dos regulamentos dos enduros de jipe. O objetivo é percorrer uma trilha seguindo a planilha de navegação que fornece informações sobre o caminho, direções para navegação com bússola, velocidades e distâncias entre os trechos. Cada participante da equipe deverá desempenhar uma função na trilha: navegador, calculista e contador de passos. As três primeiras equipes de cada categoria que caminharem mais próximo do desenhado na planilha serão premiadas com troféus e todos os participantes receberão medalhas.

Dicas para participar do trekking
O calçado adequado é muito importante para a caminhada. Botas para trekking são as mais indicadas porque ajudam a proteger o tornozelo e geralmente tem um solado feito para ajudar na caminhada em terrenos irregulares. Tênis e outros calçados esportivos também podem ser usados. Viseiras, bonés e chapéus são acessórios bem importantes para proteger do sol. Calças compridas são mais adequadas que bermudas ou shorts porque ajudam a proteger as pernas de arranhões ou insetos. A camisa do evento será disponibilizada gratuitamente para todos os participantes no dia do evento. Em um ponto do percurso terá uma tenda com água e frutas, mas levar uma garrafinha para se hidratar é muito importante.

Campanha de doação de alimentos
Em todas as edições do projeto é realizada uma campanha de doação de alimentos não perecíveis. Pedimos a todos os participantes que levem 1kg para ajudar uma instituição inscrita no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social.

Para dúvidas, entre em contato com a equipe da Femitep pelo e-mail projetos@femitep.com.br ou pelo WhatsApp (31) 97160-2614.

Artigos relacionados

Em DestaqueMundo

1º feira de “carros voadores” da América Latina será realizada neste mês em São Paulo

Expo eVTOL 2024 terá eVTOLs, os veículos elétricos de decolagem e pouso...

Em Destaque

Cantando a Vida: Fé e Música na Praça da MRV

Na terça-feira, 30 de abril, a Praça da MRV, no Bairro Gávea,...