Lar Em Belo Horizonte Projeto de educação no trânsito busca conscientizar crianças em Contagem
Em Belo HorizonteEm Destaque

Projeto de educação no trânsito busca conscientizar crianças em Contagem

Na terça-feira, dia 2, foi iniciado o “Viva a Via”, um projeto cultural de educação para o trânsito, pensado para futuros condutores, que contempla todo o mês de maio com diversas atividades teatrais. O projeto foi concebido para atender a todas as faixas etárias, tendo como foco principal a educação e a conscientização de crianças em fase inicial de formação escolar. Todas as ações são gratuitas e com acessibilidade.

Segundo a OMS, o trânsito é o tipo de acidente que mais tira a vida de crianças até 14 anos no Brasil. E isso pode acontecer enquanto ela anda a pé, de bicicleta ou é passageira em veículos. Neste contexto, o “Viva a Via” surge como uma proposta de intervenção firmada na mobilização social da população. Desse modo, tem grande potencial para democratizar o acesso à cultura, sobretudo o do público infantil e o de pessoas de baixa renda. 

Em qualquer circunstância, a cultura tem um papel importante na formação de cidadãos mais responsáveis e zelosos. Marcus Honorato, idealizador do “Viva a Via” declara que o teatro sempre foi e sempre será um dos mais importantes mecanismos para criação de um futuro melhor. “O poder das apresentações teatrais voltadas para crianças é incrível. Elas compreendem melhor informações passadas de forma mais divertida.”, afirma.

A iniciativa tem a finalidade de difundir, por meio do teatro, a preservação da vida, senso de grupo, empatia, preocupação com bem-estar, meio ambiente e segurança de todos os envolvidos no trânsito no município de Contagem. O objetivo é atingir, pelo menos, 500 pessoas por ação, totalizando cerca de 14.000 impactados.

O “Viva a Via” é uma realização da MH Produções Culturais em parceria com a TransCon e a Prefeitura de Contagem, com patrocínio da Tambasa Atacadistas, e será desenvolvido em duas etapas. O projeto começa com blitz teatrais e educativas que acontecerão até 24/05 em diversos pontos da cidade, visando a sensibilização e educação de motoristas e pedestres para redução de acidentes na malha viária.

Em seguida, será realizado um evento gratuito, em praça pública, com a duração de 7 dias, na semana do dia 25 ao dia 31. A ação contará com a participação de alunos da rede pública de ensino de Contagem. No sábado e no domingo (26 e 27), o evento também será aberto ao público em geral. 

A programação inclui apresentações teatrais, espaços interativos, transitolândia e oficinas de arte que estimulam a criatividade e a interdisciplinaridade permitindo o contato, a interação e a participação das crianças. O intuito é trabalhar questões como trânsito, segurança, cidadania, respeito, meio ambiente, coletividade e acessibilidade, fazendo com que os participantes absorvam de forma lúdica, os temas abordados.

A metodologia adotada pretende desenvolver nos participantes a expressão de suas emoções e o conhecimento de si mesmo e do mundo por meio do teatro infantil, a fim de capacitá-los para serem multiplicadores dos conceitos e experiências adquiridas, incentivando a disseminação do conteúdo abordado em suas famílias e na comunidade em que vivem.

Artigos relacionados

Em DestaqueMundo

1º feira de “carros voadores” da América Latina será realizada neste mês em São Paulo

Expo eVTOL 2024 terá eVTOLs, os veículos elétricos de decolagem e pouso...

Em Destaque

Cantando a Vida: Fé e Música na Praça da MRV

Na terça-feira, 30 de abril, a Praça da MRV, no Bairro Gávea,...