Lar Em Destaque EPAMIG divulga novidades da programação da Expocafé 2023
Em DestaqueNegócios

EPAMIG divulga novidades da programação da Expocafé 2023

Começou a contagem regressiva para a Expocafé 2023, que ocorre durante os dias 17, 18 e 19 de maio, no Campo Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) no município de Três Pontas (MG). Em sua 26ª edição, a maior feira de cafeicultura do Brasil contará com uma programação repleta de novidades, com destaque para algumas ações que ocorrerão pela primeira vez nos espaços paralelos à exposição de máquinas.

Espaço Produtor Inovador

Em sua segunda edição presencial, o Espaço Produtor Inovador terá uma programação diária com o objetivo de promover a interação de produtores com startups que desenvolvem novas soluções tecnológicas para a cadeia do café. “Inovação não diz respeito apenas a equipamentos para a lavoura, mas a qualquer tipo de nova solução tecnológica que seja capaz de atender às demandas do setor e auxiliar os produtores a superarem os gargalos de suas atividades. Por isso, vemos essa iniciativa da EPAMIG como um dos grandes diferenciais da Expocafé”, destaca a chefe da Divisão de Inovação, Parcerias e Projetos (DVIP) da EPAMIG, e uma das responsáveis pelo espaço, Cristiane Ladeira. Ela lembra que, durante todas as manhãs da Expocafé, os parceiros e empresas estarão no estande do Produtor Inovador para atender o público.

As atividades específicas começam no primeiro dia oficial da feira (17/05), com a realização do Hub Conecta Day, que focará no assunto “cafés especiais”. O evento é fruto de uma parceria entre EPAMIG, Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (SEAPA), Programa Novo Agro da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG) e Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA). Haverá um ciclo de palestras conduzidas pelas instituições parceiras, apresentação das startups e uma rodada de conversas entre empresas e cafeicultores participantes.

“Os produtores associados poderão falar sobre suas dificuldades e conhecer essas soluções que poderão ajudá-los na comercialização e certificação dos cafés, bem como na utilização de insumos para melhorar a produtividade de suas lavouras. A ideia é facilitar o acesso de produtores a essas inovações, que são muito recentes e geralmente produzidas por pequenas empresas que ainda não possuem muita divulgação”, explica o assessor de inovação da EPAMIG, e também responsável pelo espaço, Heber Neves.

No dia seguinte (18/05), ocorrem ações programadas pelo Consórcio Pesquisa Café, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e seu programa Avança Café, coordenado pelas Universidades Federais de Lavras (UFLA) e Viçosa (UFV). Dentre as dinâmicas, haverá o Coffeethon Pocket, uma maratona de ideias onde os participantes serão estimulados a solucionarem problemas reais de mercado por meio de tecnologias inovadoras, usando ferramentas de modelagem de negócios.

Na sexta-feira (19/05), casos de sucesso de parcerias e inovação serão apresentados durante as atividades coordenadas pelo Pólo de Inovação Agroindústria do Café, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IF Sul de Minas) e da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII).

Os organizadores destacam que o Espaço Produtor Inovador trará duas novidades para a Expocafé 2023. A primeira delas é o “Cafeicultor Inovador”, com apoio da Rede Peabirus, que convida produtores de café para apresentarem alguma invenção, protótipo ou produto pronto que tenham desenvolvido por conta própria em suas lavouras. A segunda é uma ação que envolverá alunos do IF Sul de Minas e bolsistas do Avança Café/UFLA, que estarão circulando pela Expocafé e coletando, por meio de um aplicativo de celular, demandas e gargalos apresentados por produtores.

Espaço Aromas e Sabores

Pelo segundo ano consecutivo, o Espaço Aromas e Sabores estará disponível para visitantes interessados em vivenciarem novas experiências sensoriais com a bebida. O foco desta edição será nos cafés especiais, que são aqueles produzidos segundo técnicas e cuidados rigorosos desde o manejo correto da lavoura até o empacotamento do produto. A novidade desta edição é a realização de quatro oficinas, que ocorrerão nos três dias da Expocafé.

“Nosso objetivo é apresentar cafés especiais aos participantes, para que possam conhecer as diferenças entre os perfis sensoriais, que variam de cultivar para cultivar. Também vamos oferecer, pela primeira vez, oficinas que vão abordar temas relacionados à experiência sensorial de quem consome café”, destaca o organizador do evento, e pesquisador da EPAMIG Sul, Denis Nadaleti.

Na manhã de quarta-feira (17/05), ocorre a atividade “Qualidade de cafés especiais – gerando valor ao produtor brasileiro”, coordenado pela BSCA e, durante a tarde, a oficina “Métodos de preparo da bebida”, conduzida pelo grupo QICAFÉ, da UFLA.

Já no dia 18/05, pela manhã, será realizada uma oficina com degustação comentada, onde os participantes vão experimentar alguns cafés com diversos processos de fermentação. “É possível induzir essa fermentação para poder criar perfis sensoriais diferentes, por exemplo, com o acréscimo de microrganismos, como leveduras”, conta Denis. Durante a tarde do mesmo dia, ocorre uma oficina onde serão demonstradas possíveis harmonizações do café com outros alimentos, como chocolates e queijos. A atividade será realizada com apoio do Centro Universitário de Lavras (Unilavras).

Na manhã de sexta-feira (19/05), o Aromas e Sabores vai sediar a oficina “Percepção multissensorial de café”, conduzida pelo Consórcio Pesquisa Café, em parceria com a EPAMIG, que vai abordar fatores externos que influenciam na percepção da bebida, como a textura e o formato da xícara, a cor e o modelo da embalagem. Fechando a programação do Espaço, a palestra “O papel da BSCA na cadeia dos Cafés Especiais”, apresentando os trabalhos da instituição parceira.

Haverá limite de 20 vagas por oficina e as inscrições, gratuitas, serão realizadas no local.

Dinâmica de Máquinas

A tradicional Dinâmica de Máquinas ocorrerá na lavoura de café do Campo Experimental da EPAMIG, nos dias 18 e 19/05. Seis empresas confirmaram presença e farão demonstrações de equipamentos elétricos para colheita do café, além de defensivos pré-emergentes. “A dinâmica é um dos grandes diferenciais da Expocafé, pois são poucas as feiras da cafeicultura que possibilitam que os participantes vejam equipamentos trabalhando diretamente na lavoura. Este ano teremos uma novidade que será a apresentação de um trabalho com drones de pulverização, no estande da UFLA”, ressalta o pesquisador da EPAMIG Sul e responsável pela atividade, Régis Pereira Venturin.

O pesquisador também destaca uma demonstração de plantas de cobertura, que ocorrerá no estande da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG). “São espécies para plantio nas entrelinhas do café que se apresentam como boas opções para os produtores que queiram fazer rotação de culturas”.

A EPAMIG estará presente em campo, apresentando as Unidades Demonstrativas espalhadas pelo estado de Minas Gerais, onde estão sendo desenvolvidas pesquisas coordenadas pela Empresa.

Programação 2023

Espaço Produtor Inovador

– 17/05, de 14h às 17h: Hub Conecta Day – Cafés Especiais (presença da SEAPA, BSCA e Novo Agro/FAEMG).

– 18/05, de 14h às 17h: Programação Consórcio Pesquisa Café / Programa Avança Café (presença da Embrapa Café, UFLA e UFV).

– 19/05, de 10h às 12h: Programação EMBRAPII, apresentação de casos de sucesso em parcerias e inovação (presença do Pólo de Inovação Agroindústria do Café IF Sul de Minas/EMBRAPII).

Espaço Aromas e Sabores

– 17/05, 10h: Qualidades de Cafés Especiais – Gerando valor ao produtor brasileiro (BSCA); 15h: Métodos de preparo da bebida (QICAFÉ/UFLA).

– 18/05, 10h: Degustação comentada de cafés fermentados (Berilo Cafés Especiais); 15h: Harmonizações com cafés (Unilavras).

– 19/05, 10h: Percepção multissensorial de café (Consórcio Pesquisa Café e EPAMIG); 15h: Papel da BSCA na cadeia dos Cafés Especiais (BSCA).

Dinâmica de Máquinas

– 18/05, 13h às 16h: apresentações das empresas participantes e estandes da UFLA, Emater-MG e EPAMIG.

– 19/05, 9h às 11h e 13h às 16h: apresentações de empresas participantes e estandes da UFLA, Emater-MG e EPAMIG.

26ª Expocafé – Exposição de máquinas, palestras e plantões técnicos. 17 a 19 de maio, de 8h às 18h, Campo Experimental da EPAMIG em Três Pontas.

As novidades da programação da Expocafé 2023 podem ser acompanhadas pelo site: www.expocafeoficial.com.br.

________________________
Fotos:
– Aérea: Totonho Rigotto
– Aromas e sabores: Kelly Brito
– Dinamicas (1): Erasmo Pereira/Epamig

Artigos relacionados

Negócios

Falência: 5 coisas que podem salvar a sua empresa

Segundo o Serasa Experian, apenas em fevereiro deste ano, cerca de 80...

Em DestaqueMundo

1º feira de “carros voadores” da América Latina será realizada neste mês em São Paulo

Expo eVTOL 2024 terá eVTOLs, os veículos elétricos de decolagem e pouso...