segunda-feira , 22 abril 2024
Lar Agenda Os três sobreviventes de Hiroshima
Agenda

Os três sobreviventes de Hiroshima

A peça Os Três Sobreviventes de Hiroshima fica em cartaz no Teatro Paulo Eiró, entre os dias 12 a 14 de maio e faz uma apresentação única na Fábrica de Cultura Brasilândia no dia 17 de maio, às 15h. Neste espetáculo, dois sobreviventes do ataque (Kunihiko Bonkohara, de 82 anos, e Junko Watanabe, de 80) estão em cena para dar os seus depoimentos.

Sobre Os Três Sobreviventes de Hiroshima

O espetáculo narra três histórias de sobrevivência, resiliência e superação de pessoas que estavam em Hiroshima, no Japão, no dia 6 de agosto de 1945, quando os Estados Unidos lançaram a bomba atômica na cidade. Em cena, estão dois sobreviventes desse episódio e o terceiro é interpretado pelo ator Ricardo Oshiro. 

A peça conta os momentos da explosão nuclear, os dias seguintes e a imigração para o Brasil. São reconstruídas as trajetórias do jovem Takashi Morita, na época com 21 anos, e das crianças Kunihiko Bonkohara, com 5 anos, e Junko Watanabe, com 2 anos. Eles atuam no formato de teatro documental, também conhecido como biodrama. Fotos originais e canções da época executadas pelos sobreviventes compõem o clima da apresentação.

Com roteiro e direção de Rogério Nagai, o espetáculo deu origem ao projeto Sobreviventes Pela Paz. A ideia surgiu em 2012 com pesquisas sobre a comunidade nipo-brasileira e a imigração japonesa no Brasil. Foram doze meses de pesquisa com palestras, estudos, debates, exibição de documentários, leituras dramatizadas e apresentações teatrais.

O texto, ainda que trate de uma tragédia, leva uma reflexão sobre a paz por onde passa, com uma mensagem forte de resiliência, perdão e superação. Colocar os sobreviventes em cena é uma maneira que o projeto encontrou de mostrar a importância de propagar e manter a paz, para que acontecimentos como esse nunca mais se repitam.

O espetáculo já passou por várias cidades como Curitiba, Rio de Janeiro, Campinas, Ribeirão Preto, Santos e Bauru, sempre com sessões lotadas.

Os Três Sobreviventes de Hiroshima

Roteiro e direção: Rogério Nagai

Elenco: Kunihiko Bonkohara, Junko Watanabe e Takashi Morita, além dos atores Ricardo Oshiro e Rogério Nagai

Apresentações: de 12 a 14 de maio, sexta e sábado, às 21h, e no domingo, às 19h

Teatro Paulo Eiró – Av. Adolfo Pinheiro, 765, Santo Amaro

Ingressos: Grátis, distribuídos uma hora antes de cada apresentação ou pela plataforma Sympla.

 

Apresentação única: dia 17 de maio, às 15h, na Fábrica de Cultura Brasilândia: Av. General Penha Brasil, 2508 – Brasilandia

 

Gênero: teatro-documentário

Duração: 60 minutos

Classificação: 10 anos

Artigos relacionados

Agenda

Minas Gerais segue liderando com bom desempenho turístico

O estado de Minas Gerais encerra o primeiro bimestre do ano com...

Agenda

Parceria entre SescTV e TV Senado oferece concerto regido e dirigido por João Carlos Martins dia 25 de março

Com regência e direção musical do maestro João Carlos Martins, o Senado Federal...

AgendaEm Destaque

Expresso Bloco Show promove desfile inclusivo com o tema “Heróis”

O cortejo será no domingo de carnaval a partir das 13 horas...