Lar Agora Mais de 90 serviços do INSS só poderão ser feitos por telefone ou computador
Agora

Mais de 90 serviços do INSS só poderão ser feitos por telefone ou computador

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai automatizar totalmente, a partir da próxima quarta-feira (10/7), mais de 90 serviços, como solicitação de aposentadoria por tempo de contribuição, recebimento de salário-maternidade, obtenção de extrato de pagamento de benefício e geração de guia da Previdência. Hoje, boa parte dos serviços oferecidos pelo INSS já é feito por meio da Central 135 de forma totalmente eletrônica, sem atendente.
O agendamento de perícia médica é um exemplo. Em 10 dias de migração para a nova forma de atendimento, recebeu 204.108 ligações. O problema é que nem todas as requisições podem ser feitas sem a intervenção humana. Neste caso, 35% das solicitações precisaram ser encaminhadas para um atendente.
De acordo com o governo, o foco é facilitar a vida do cidadão que precisa se deslocar para uma agência.Mas a advogada especialista em Direito Previdenciário, Dirce Namie Kosugi, avalia que a mudança dificultará ainda mais o acesso da população mais carente e idosa aos benefícios. “A população mais idosa tem uma grande dificuldade de lidar com a tecnologia e isso torna inacessíveis serviços que deveriam estar ao alcance público”, afirma.
Dirce explica que os benefícios só podem ser pedidos on line e isso dificulta muito o acesso. “A maioria não tem condições de dominar a tecnologia, nem de aprender isso. E muitos não têm acesso a ela. Podem ter celular, mas as pessoas mais pobres não têm acesso livre à internet. Imagine a população rural, então! Teoricamente, você tem acesso a tudo, mas de fato você não tem a nada”, afirma. 
A especialista em Direito Previdenciário ressalta que a medida limita o acesso de uma importante parcela da população ao INSS. “Esse governo está fechando uma quantidade enorme de agências, um número gigantesco de funcionários públicos das agências está pedindo aposentadoria com medo da reforma. Há uma decisão judicial para que os requerimentos de benefícios  possam também ser solicitados nas agências, mas quando você chega lá é orientado a pedir o serviço on line”, afirma.

 

 

Sugestão de Fonte

DIRCE NAMIE KOSUGI

É advogada, especialista em Direito Previdenciário, fundadora do DNK Advocacia e Consultoria Previdenciária; Sócia do KMS LAW e coordenadora do Movimento Acorda Sociedade no Estado de São Paulo (MAS/SP).

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

AgoraEm Belo Horizonte

Um minuto: é o que você precisa para mudar uma vida

Você já ouviu falar que a vida pode mudar de uma hora...

AgoraClube do Livro

Amor e traição na alta sociedade brasileira do início do século XX

Com uma abordagem analítica a momentos marcantes da história do Brasil, o...

AgoraEm Destaque

Estupro Virtual: Entenda a sentença inédita no Brasil

A nova cena da novela Travessia, da Rede Globo, chamou a atenção...

AgoraEm Destaque

Assédio no BBB: MC Guimê e Sapato podem ser condenados judicialmente? Advogada explica

Nesta semana um dos assuntos mais comentados da internet foram as denúncias...