terça-feira , 27 fevereiro 2024
Lar Agora Jovens de Nova Contagem aprofundam práticas administrativas
Agora

Jovens de Nova Contagem aprofundam práticas administrativas

Empresa RHI Magnesita reformou salas da Casa de Apoio à Criança e Adolescente de Contagem, para que os jovens realizem a prática administrativa tendo acesso a computadores e internet.

Criar oportunidades de educação e capacitação, para que jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social possam galgar um futuro melhor é a missão de um projeto iniciado pela RHI Magnesita em 2019. Em parceria com o SENAI, a FIEMG e a Casa de Apoio à Criança e Adolescente de Contagem, a empresa acolheu 30 jovens, com idades entre 17 e 24 anos, do bairro de Nova Contagem para a realização do projeto Construindo o Futuro. A iniciativa tem duração de dois anos e entra agora em sua fase conclusiva e prática.

Os jovens foram selecionados entre mais de 200 interessados para se prepararem para o mercado de trabalho, aprendendo competências administrativas. Nos últimos meses eles passaram por um amplo programa de qualificação profissional, com aconselhamento psicológico e desenvolvimento de capacidades como autonomia e liderança, para que possam de tornar protagonistas de suas histórias. Com a pandemia, grande parte da capacitação ocorreu em formato virtual e agora, na etapa final, os jovens terão a oportunidade de colocar em prática seus conhecimentos em espaços especialmente reformados e equipados pela RHI Magnesita, com computadores e internet, em Nova Contagem. “A pandemia trouxe um desafio extra ao projeto e a esses jovens, que precisaram se adaptar a uma nova realidade. Porém, a trajetória se mostrou um sucesso e agora conseguiremos fechar com chave de ouro realizando a parte prática em um espaço adequado para eles e próximo de onde moram, para que não precisem fazer um grande deslocamento até a empresa, seguindo todas as regras de higiene e segurança” ressalta Barbara Schmitz, gerente de responsabilidade social da RHI MagnesitaImagens dea.

O primeiro contato prático aconteceu na última semana e os jovens seguem nesta etapa pelos próximos seis meses, revezando entre a capacitação direta no SENAI e nos espaços da Casa de Apoio à Criança e Adolescente de Contagem. Após esse período eles estarão aptos a ser absorvidos pela RHI Magnesita ou mesmo por outras empresas do sistema FIEMG. “A aula inaugural das atividades práticas foi um mix de expectativas de ambos os lados. Durante as etapas anteriores eles mantiveram um diário que foi recolhido e um novo caderno em branco foi entregue para que possam exercitar o olhar para o futuro e visualizar a possibilidade de estarem conosco na empresa e a história que estão escrevendo agora”, completa Barbara.

Artigos relacionados

AgoraEm Belo Horizonte

Um minuto: é o que você precisa para mudar uma vida

Você já ouviu falar que a vida pode mudar de uma hora...

AgoraClube do Livro

Amor e traição na alta sociedade brasileira do início do século XX

Com uma abordagem analítica a momentos marcantes da história do Brasil, o...

AgoraEm Destaque

Estupro Virtual: Entenda a sentença inédita no Brasil

A nova cena da novela Travessia, da Rede Globo, chamou a atenção...

AgoraEm Destaque

Assédio no BBB: MC Guimê e Sapato podem ser condenados judicialmente? Advogada explica

Nesta semana um dos assuntos mais comentados da internet foram as denúncias...