sexta-feira , 23 fevereiro 2024
Lar Agora Estupro Virtual: Entenda a sentença inédita no Brasil
AgoraEm Destaque

Estupro Virtual: Entenda a sentença inédita no Brasil

A nova cena da novela Travessia, da Rede Globo, chamou a atenção da internet com a revelação de um criminoso que agia disfarçado de jovem na internet para obter imagens íntimas da personagem Karina, a cena surge em um momento onde foi dada uma sentença inédita no Brasil, de estupro virtual, entenda melhor o que é esse crime.

Condenação histórica

No estado do Rio Grande do Sul, uma condenação por estupro virtual foi alcançada em um caso envolvendo um jovem de 27 anos e uma criança de 10 anos, o abuso começou quando a criança acessou uma plataforma de conversas anônimas e conheceu o criminoso, a conversa se mudou para outras plataformas e o criminoso fez solicitações sexuais para a criança através da câmera. 

Para buscar a condenação, o promotor usou a legislação brasileira, que define o estupro de vulnerável como o ato sexual com menor de 14 anos, e uma decisão do Superior Tribunal de Justiça, que decidiu que o contato físico não era necessário para a condenação por estupro de vulnerável, bastando que ambos estivessem no mesmo ambiente e que a ação de um satisfizesse o desejo sexual do outro, este entendimento foi aplicado ao ambiente virtual e a condenação foi mantida em apelação.

O que a lei diz sobre o crime de estupro virtual?

De acordo com a advogada e consultora jurídica, Dra. Lorrana Gomes, não há especificação do crime de estupro virtual na legislação, mas texto abre margens a interpretações.

O crime de estupro virtual não surge através de descrições legais do Código Penal e sim da interpretação da definição de estupro e sua atual adequação ao mundo virtual, onde entendeu-se que mesmo sem o contato físico, a presença de ambos no mesmo ambiente (virtual) já pode se enquadrar a prática como estupro”.

As adaptações dos crimes são necessárias visto a adaptação da sociedade, onde os crimes cibernéticos são praticados hoje em uma proporção enorme e, assim, o Direito vai se adaptando, trazendo novas normas e interpretações” Explica Dra. Lorrana Gomes, do escritório L GomesAdvogados.

Sobre a Dra. Lorrana Gomes

Lorrana Gomes, Advogada e Consultora Jurídica, inscrita sob a OAB/MG188.162, fundadora do escritório de Advocacia L Gomes Advogados (full service). Graduada em Direito pela Escola Superior Dom Helder Câmara e pós graduada em Direito Previdenciário e Lei Geral de Proteção de Dados. Pós graduanda em Processo do Trabalho. Membro da Comissão de Admissibilidade do Processos Ético Disciplinar da OAB/MG. Autora de diversos artigos jurídicos.

Artigos relacionados

Em DestaqueSaúde +

A insônia afeta a saúde do coração? Especialista explica como dormir bem ajuda na saúde cardiovascular

A saúde do coração é muito complexa por envolver diversos fatores, como...

Em DestaqueSaúde +

5 Sinais não óbvios de que o estresse está afetando sua vida

Você tem passado por momentos estressantes no trabalho ou em casa, mas...

Em Destaque

Blitz do Fevereiro Roxo: Conscientização sobre Doenças Ocultas em Vespasiano

Uma mobilização intensa tomou conta da frente da Prefeitura Municipal de Vespasiano,...

Em Destaque

Alunos de Vespasiano Embelezam Cadernos do Kit Escolar 2024 com Suas Artes Criativas

Nesta segunda-feira, 19 de fevereiro, o Paço Municipal de Vespasiano testemunhou um...