Em DestaqueNegócios

EPAMIG define datas do Azeitech em 2023

Edição marca os quinze anos da primeira extração de azeite extravirgem no Brasil

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) promove no próximo mês de março mais uma edição do Azeitech. O evento que vai comemorar os 15 anos da primeira extração de azeite extravirgem no país, ocorrida no Campo Experimental de Maria da Fé, contará com programação online, no dia 29 de março, e presencial, dia 31.

“Assim como em 2022, teremos um evento expandido com palestras virtuais e participação de convidados de importantes polos produtores de azeitona e azeite, e a realização do 18º dia de campo e da 8ª Mostra Tecnológica aqui no Campo Experimental em Maria da Fé”, informa o coordenador do Programa Estadual de Pesquisa em Olivicultura da EPAMIG Luiz Fernando de Oliveira.

O coordenador destaca que, diferente do que ocorreu na edição anterior, em 2023, as versões online e presencial serão realizadas na mesma semana. “Nossa ideia é unir e condensar a programação, atendendo a quem quiser participar de ambos os momentos ou de apenas um deles”. E aponta as características de cada evento:

 “A edição virtual (que será transmitida pelo canal oficial da EPAMIG no YouTube) possibilita a participação de pessoas que não puderem vir até Maria da Fé e também nos dá a oportunidade de receber palestrantes de diferentes localidades, inclusive de outros países, para essa troca de experiências. Já no presencial, temos as dinâmicas de campo e a Mostra Tecnológica que nos permitem reunir produtores, empresários, estudantes, técnicos e empresas de maquinários e insumos do setor e aprofundar as discussões sobre constituição de pomares, nutrição das oliveiras, controle de doenças e demais fatores que impactam na obtenção de azeites de elevada qualidade”, conclui Luiz Fernando.

 

Marco Histórico

A primeira extração de azeite extravirgem do Brasil foi realizada no Campo Experimental da EPAMIG em Maria da Fé, em fevereiro de 2008, e resultou em 40 litros do produto. Ao longo desses quinze anos, a atividade se expandiu para outros municípios da Serra da Mantiqueira e para outras regiões com características climáticas favoráveis ao cultivo da oliveira, e ganhou novos produtores, associações e marcas que despertam o interesse dos consumidores. Os azeites nacionais têm conquistado medalhas em concursos pelo mundo e obtido destaque no mercado gastronômico pelo frescor e atributos sensoriais.

A EPAMIG, desde a década de 1970 desenvolve pesquisas em Olivicultura, contemplando aspectos como seleção de variedades mais adequadas às condições brasileiras, produção de mudas de qualidade e obtenção de azeite extravirgem. Atualmente, a Empresa realiza também os serviços laboratoriais de análises de maturação dos frutos e de aspectos relativos à qualidade do produto final, além de extração.

As atualizações sobre a programação do evento e mais novidades serão disponibilizadas pelo site https://azeitech.com.br/.

Foto: Erasmo Pereira

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo