Lar Clube do Livro E-topia: tecnologia no combate à desigualdade
Clube do Livro

E-topia: tecnologia no combate à desigualdade

Alok, DJ e fundador do Instituto Alok; Luiza Helena Trajano, presidente do Magazine Luiza e do Grupo Mulheres do Brasil; Eliane Potiguara, escritora, ativista e empreendedora indígena; Jurema Werneck, co-fundadora da ONG Criola e diretora executiva da Anistia Internacional; Tânia Consentino, CEO da Microsoft Brasil; Klaus Schwab, presidente-executivo do Fórum Econômico Mundial e Hilde Schwab, à frente da Fundação Schwab para Empreendedorismo Social. As personalidades que assinam os endossos de E-topia deixam evidente e essência do livro: a busca por uma sociedade mais livre e justa por meio da união do empreendedorismo social com a tecnologia.

A obra é de autoria de Rodrigo Baggio, empreendedor social e CEO da Recode, organização que promove o empoderamento digital para transformar vidas e comunidades. As mais de 1,8 milhão de pessoas beneficiadas em 12 países pela ONG foram a inspiração para criação de Maria, protagonista da narrativa. Negra e da periferia, a personagem desperta pela primeira vez na história a consciência de uma inteligência artificial.

Entre o passado na comunidade no Rio de Janeiro e o presente na Califórnia, em uma rotina de hackathons e metaversos, a história é revelada. Para acompanhar a narrativa, o leitor é convidado a aprofundar na experiência para além das palavras: um aplicativo de realidade aumentada foi desenvolvido especialmente para a produção e cinco histórias em quadrinhos completam a imersão no enredo.

Além do tradicional uso da tecnologia, Maria acredita no poder transformador da internet para uma sociedade mais justa e livre – premissa posta em prática há 27 anos pela Recode, organização liderada por Rodrigo. Para ele, a estreia na literatura é mais uma oportunidade de levar o empoderamento digital aos jovens, desta vez por meio de uma ficção social. “E-topia é uma parábola, uma história da relação de uma menina negra com a tecnologia, mas, acima de tudo, é uma reflexão sobre os maiores desafios da humanidade dos próximos anos”, explica o autor.

Empreendedor social reconhecido com mais de 60 prêmios nacionais e internacionais, como UNICEF e a Unesco, Rodrigo foi nomeado um dos “100 líderes do amanhã” pelo Fórum Econômico Mundial e selecionado pelos veículos internacionais CNN e Time & Fortune como uma das “Principais vozes do Desenvolvimento Econômico”.

Ficha técnica:

Título: E-topia
Autor: 
Rodrigo Baggio
ISBN: 978-65-89275-20-6 
Páginas: 364
Preço: 49,90
Link de compraAmazon

Sobre o autor: Rodrigo Baggio é empreendedor social, fundador e CEO da organização social Recode, que atua desde 1995 com empoderamento digital e já alcançou mais de 1,8 milhão de pessoas. A atuação pela transformação social por meio da tecnologia já foi reconhecida com mais de 60 prêmios nacionais e internacionais de organizações como UNICEF e UNESCO, sendo nomeado um dos “100 líderes do amanhã” pelo Fórum Económico Mundial e selecionado pelos veículos internacionais CNN, Time & Fortune como uma das “Principais vozes do Desenvolvimento Econômico”. É membro das fundações Ashoka, Skoll, Schwab e Avina, além de ser um dos 50 “Shakers of Education and Technology” (EdTedXGlobal e WISE).


Instagram: @rodrigo__baggio | @rederecode

Artigos relacionados

Clube do Livro

Historiadora mineira publica livro infantil sobre luta indígena

Livro infantojuvenil da historiadora e psicopedagoga Patrícia Augusto Carra aborda ancestralidade e...

Clube do Livro

Best-seller “A Revolução do Pouquinho” ganha edição ampliada

Ferramenta de apoio para o crescimento pessoal e empresarial durante uma década,...

Clube do LivroEm Destaque

Rio 459 anos: batalhas deram origem à capital carioca

Diversas lutas e conquistas deram origem à capital carioca. Começo pelo dia...

Clube do Livro

Gustavo Tubarão revela em novo livro como se curou da depressão

Com 18 milhões de seguidores, o mineiro que ficou famoso por compartilhar...