Clínica Integrada de Saúde da Faseh faz atendimento à população

Antiga Clínica Escola passa a integrar o Sistema Único de Saúde (SUS) na região de Vespasiano

O município de Vespasiano, localizado a 30km da capital mineira, conta agora com mais um serviço importante disponibilizado à população. É a Clínica Integrada de Saúde da Faseh- Faculdade da Saúde e Ecologia Humana-instituição integrante do Ecossistema Ânima Educação, que agora passa a incorporar a região de saúde de Vespasiano, oferecendo atendimentos pelo SUS. A Clínica Integrada funciona no campus da Faseh, de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 18h.

“Já estamos atendendo. Oferecemos uma assistência integrada desde o recém-nascido até os idosos. Os alunos do curso de medicina realizam os atendimentos sempre acompanhados pelos professores. O objetivo é dar suporte às equipes de saúde da família dos municípios beneficiados. São essas equipes que conduzem as pessoas para receberem atendimento na clínica, e são encaminhadas para os especialistas. Nós somos a atenção secundária”, explica Daniel Fernandes, professor da Faseh e coordenador da Clínica Integrada de Saúde.

O professor da Faseh explica que um dos princípios do SUS é oferecer atendimentos regionalizados e descentralizados, para que a gestão de saúde possa ser mais efetiva e alcançar melhor as diversas populações que possuem características diferentes, se organizando em microrregiões de saúde. A cidade de Vespasiano é uma microrregião composta por sete municípios.

Os moradores das cidades de Pedro Leopoldo, Lagoa Santa, Matozinhos, São José da Lapa, Confins e Santana do Riacho, também são beneficiados com as várias especialidades médicas que são oferecidas pela Clínica Integrada.

De acordo com o professor Daniel, a Clínica Integrada da Faseh faz parte do equipamento de saúde de Vespasiano. “A clínica não funciona com demanda espontânea, o usuário não vem direto pedindo atendimento. À primeira vista, pode até parecer ruim, mas na verdade, o vínculo desse usuário tem que ser com sua equipe de saúde da família, com a atenção básica. Depois de acolhido, é que essa equipe aponta a necessidade ou não do atendimento com algum especialista”.

Essa integração da clínica ao sistema de saúde da microrregião de Vespasiano traz muitos benefícios. Há uma diminuição do tempo de espera por consultas especializadas que chegavam até dois anos; ocorre uma otimização da rede e vincula mais o usuário à sua região, diminuindo a necessidade do município de fazer pagamentos pelas consultas, já que são realizadas pelo SUS. “Com essa iniciativa, a Faseh está contribuindo com a transformação da realidade da saúde local”, ressalta Daniel Fernandes.

As especialidades médicas atendidas são ginecologia, obstetrícia, dermatologia, oftalmologia, cirurgia geral, nefrologia, pneumologia, infectologia, pediatria, hebiatria (atendimento a adolescente), cuidados paliativos, psiquiatria, endocrinologia e geriatria.

 Sobre a Faseh

A Faseh- Faculdade da Saúde e Ecologia Humana- passou a integrar o Ecossistema Ânima Educação em 2021. Localizada no município de Vespasiano, no Vetor Norte, área em expansão da Região Metropolitana de Belo Horizonte, a faculdade é voltada para a internacionalização com parcerias com instituições de ensino e pesquisa de fora do Brasil. A Faseh tem como carro-chefe o curso de Medicina que recebeu nota 5 do MEC, sendo que apenas 23 instituições de ensino superior, dentre as mais de 300 em atividade no País, têm a pontuação máxima. A Faseh tem como missão educar, produzir e socializar o saber universal a partir do Ensino, Extensão e Pesquisa, visando contribuir para o desenvolvimento de um cidadão crítico e ético.

www.faseh.edu.br

Botão Voltar ao topo