A Casa da Cultura de Vespasiano será restaurada, promovendo a valorização do patrimônio histórico da cidade. A novidade foi anunciada pela Prefeita Ilce Rocha em 17 de dezembro. O evento oficial contou com a presença da Deputada Estadual Nayara Rocha e do prefeito eleito José Winston. O projeto, denominado Restauro das Pinturas Parietais da Casa da Cultura, foi inscrito pela Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer no edital Restaura Minas, do Fundo Estadual de Cultura (FEC-MG). Após ser aprovado, garantiu um investimento de R$ 500 mil do Governo do Estado para sua execução.
O plano de restauração da Casa da Cultura Aluísio Barbosa Martins, que abriga o Museu Histórico Dona Marianna da Costa e o Museu do Folclore Saul Martins, tem como objetivo tratar e recuperar os barrados e paredes internas do prédio histórico. A intervenção busca não apenas um resultado estético, mas também proteger e conservar as pinturas contra danos futuros, evitando desprendimentos das camadas de tinta.
A Casa da Cultura, reconhecida como patrimônio histórico municipal, é um marco importante para Vespasiano, integrando o cenário urbano da cidade. Construída originalmente como residência, o imóvel já desempenhou diversas funções ao longo dos anos, como comércio, sede da Câmara Municipal, Prefeitura e, atualmente, Casa da Cultura.
A restauração, prevista para começar em 2025, será financiada exclusivamente com os recursos do FEC-MG. Em 2024, a Prefeitura já havia realizado diversas obras de reforma no prédio, incluindo a substituição do telhado. Após a conclusão do restauro, os museus estarão prontos para reabrir ao público o mais rápido possível.
A Prefeita Ilce Rocha destacou a importância do investimento: “Esse recurso é fundamental para Vespasiano, pois permitirá resgatar e revitalizar a Casa da Cultura, preservando nossa história por meio do Museu Histórico e do Museu do Folclore Saul Martins, um dos poucos museus de folclore no país. Precisamos garantir que essa história seja transmitida de geração em geração.”
Deixe um comentário