Lar Agenda 2ª edição do curso gratuito Primeira Cena ensina técnicas de interpretação teatral para jovens
Agenda

2ª edição do curso gratuito Primeira Cena ensina técnicas de interpretação teatral para jovens

Voltado para estudantes de atuação e interessados em aprender ou aprimorar técnicas para o trabalho do ator, o curso Primeira Cena chega a sua 2ª edição, realizado pelo Instituto Gaius Maecenas (@institutogaiusmaecenas) com o apoio da Cia. Práxis Arte (@praxisarte). O projeto é coordenado por Erick Gallani e conta com os parceiros Débora Rios, Naiene Sanchez, Thiago Cuimar, Fernando Aveiro, Rosangela Ribeiro, André de Araújo, Cesar Baptista e Humberto Calligari. 

A iniciativa é gratuita e acontece online e é uma extensão de todo trabalho artístico pedagógico que vem sendo realizado por Gallani desde 2011.  Na segunda edição do curso, as aulas acontecem entre os dias 5 de junho e 31 de agosto. Para participar, é preciso preencher o formulário disponível neste link aqui, entre os dias 5 e 21 de maio.

Os participantes precisam ser maiores de 18 anos e ter disponibilidade para frequentar aulas com duração de três horas, duas vezes por semana (ao todo são 26 encontros e 78 horas). Ao final da formação, os alunos recebem um certificado de conclusão e portfólio.

A partir de novas metodologias com foco no ensino digital, o Primeira Cena – 2ª edição busca sensibilizar e impulsionar o entendimento e a criatividade no contexto do trabalho do ator. Neste sentido, o curso tem como proposta introduzir os alunos ao método da atuação desenvolvido pela companhia, a partir de conteúdos teóricos e atividades práticas, como exercícios de improvisação, de escrita, de construção de cenas e de atuação por meio de referências filosóficas, literárias, cinematográficas e das artes plásticas, que serão apresentadas pelos orientadores. 

Entre os objetivos do curso estão oferecer aparatos técnicos e teóricos para que os alunos/atores passem por todas as etapas da criação de uma cena; desenvolver alunos/atores para possíveis projetos futuros; dotar os alunos/atores de noções de teatro em todas as áreas, passando da dramaturgia à direção de arte, direção e interpretação; e realizar uma mostra final de todas as cenas. 

Primeira Cena por Erick Gallani

“A 2ª edição do Projeto Primeira Cena vem com melhorias. Está sendo realizada uma transição onde o projeto passa a receber o apoio direto do Instituto Gaius Maecenas – uma ONG que nasce com o intuito de realizar trabalhos para a formação de jovens que tenham interesse em trabalhar com Arte. O Instituto Gaius Maecenas vem para sanar uma lacuna presente na formação desses jovens, e vai buscar viabilizar essa formação com projetos como o Primeira Cena que tem o acesso totalmente gratuito. 

Além disso, neste ano reforçamos nossas parcerias e conquistamos até aqui toda uma estrutura de equipe, apoio e um incentivador que está sendo o mecenas deste projeto e suas próximas edições. No mais, pretendemos ter uma noção do quanto o curso digital pode ser efetivado na formação de atores à distância. Devido ao sucesso da experiência com a 1ª edição do projeto, onde tivemos inscritos de todos os estados do país, decidimos ampliar a participação de pessoas fora da cidade e do estado de São Paulo e estender ainda mais para todo o Brasil.

Acredito que o atual cenário cultural exige cada vez mais um maior comprometimento dos formadores para com os futuros artistas. Ultimamente, a falta de qualidade e referência no ensino tem deixado muito a desejar, e os aspirantes a atores terminam por adentrar no mercado de trabalho sem o mínimo de formação técnica e ficam completamente à mercê da própria intuição ou da sorte. O projeto ‘Primeira Cena’ pretende trazer essa proposta: uma introdução aos aspectos técnicos e referências para a formação do ator. A busca é pela autonomia do artista.

Quando se instaura um núcleo que dissemina o gosto pela cultura, todos aqueles que pertencem a esse contexto passam a ser atingidos pelo núcleo gerador. A informação circula e cada um dos participantes das oficinas transforma-se em um agente multiplicador. A realização das palestras e da mostra será a oportunidade de acessar um maior número de interessados, aumentando a troca de experiências tão essencial para o desenvolvimento das artes cênicas”.

Outras atividades

Além das aulas, os participantes e outras pessoas interessadas poderão assistir às palestras gratuitas sobre temas relacionados ao fazer teatral, ministradas por profissionais da área. São eles: André Araújo e César Batista. Esses encontros acontecem mensalmente ao longo do curso com mediação de Erick Gallani e contarão com tradução em Libras e serão transmitidos no canal da Cia no YouTube para todo o Brasil.

Ao final desse processo de formação, os alunos/atores ainda apresentarão uma mostra teatral online, com as proposições artísticas desenvolvidas durante os encontros.

SERVIÇO

Primeira Cena – 2ª edição

Período das aulas: 05 de junho a 31 de agosto

Número de vagas: 40 (4 turmas de 10 pessoas)

Carga horária: 78h (26 encontros de 3 horas)

Inscrições: de 05 à 21 de maio (até às 23h59) de 2023, por meio deste link.

Entrevistas online: de 30 de maio a 01 de junho

Resultado Final de aprovados: 03 de junho

Indicações: pessoas a partir de 18 anos, jovens estudantes de atuação, atores e interessados de todo o Brasil que queiram desenvolver técnicas para o trabalho do ator

Informações: entre em contato pelo e-mail projetoprimeiracena@gmail.com ou acesse o Instagram @projeto_primeiracena

Ficha Técnica

Idealização: Erick Gallani  

Coordenação e produção: Práxis Arte

Coordenação Pedagógica: Débora Rios

Professores: Débora Rios, Naiene Sanchez, Thiago Cuimar e Fernando Aveiro 

Palestrantes convidados: André Araújo e César Batista

Direção de Arte (Mostra):  Rosangela Ribeiro 

Fotos: Humberto Caligari 

Assessoria de imprensa: Pombo Correio

Apoio: Instituto Gaius Maecenas e Práxis Arte 

Realização: Ministério da Cultura

Artigos relacionados

Agenda

Orquestra Ouro Preto celebra legado musical de Duke Ellington

Concerto dedicado à lenda do jazz terá única apresentação no dia 12...

Agenda

Minas Gerais segue liderando com bom desempenho turístico

O estado de Minas Gerais encerra o primeiro bimestre do ano com...

Agenda

Parceria entre SescTV e TV Senado oferece concerto regido e dirigido por João Carlos Martins dia 25 de março

Com regência e direção musical do maestro João Carlos Martins, o Senado Federal...

AgendaEm Destaque

Expresso Bloco Show promove desfile inclusivo com o tema “Heróis”

O cortejo será no domingo de carnaval a partir das 13 horas...