Lar Em Destaque 1º feira de “carros voadores” da América Latina será realizada neste mês em São Paulo
Em DestaqueMundo

1º feira de “carros voadores” da América Latina será realizada neste mês em São Paulo

Expo eVTOL 2024 terá eVTOLs, os veículos elétricos de decolagem e pouso vertical para transportar pessoas, em exposição e um fórum com mais de 30 palestrantes para debater o setor de Mobilidade Aérea Avançada. Empresas como Embraer (Eve), Boeing, Azul, Gol, Lilium e Vertical Aerospace estão entre os participantes do evento organizado pela MundoGEO e que será realizado entre 21 e 23 de maio no Expo Center Norte – Pavilhão Amarelo

São Paulo receberá entre os dias 21 e 23 deste mês de maio a primeira feira da América Latina dedicada exclusivamente aos “carros voadores”, como são popularmente conhecidos os veículos elétricos de decolagem e pouso vertical, os eVTOLs. O Expo eVTOL 2024 é organizado pela MundoGEO, recentemente adquirida pela Italian Exhibition Group (IEG), e reunirá expositores desse setor no Expo Center Norte – Pavilhão Amarelo, incluindo a presença de eVTOLs reais e operacionais. O evento ainda contará com um fórum com mais de 30 palestrantes do Brasil e do mundo para debater o atual momento e os próximos voos dos ‘carros voadores”.

 

 

Segundo especialistas, os eVTOLs devem revolucionar a Mobilidade Aérea Urbana, abrindo diversas possibilidades de negócios e benefícios para a sociedade, como uma integração a outros modais nas cidades, preços mais baixos dos que os voos de helicóptero e uma contribuição para a redução de ruído e de emissões de gases de efeito estufa. Esses motivos levaram grandes empresas a embarcarem nesse mercado, como as tradicionais fabricantes de aviões Embraer, Airbus e Boeing, além de startups que foram criadas exclusivamente para o desenvolvimento dessas aeronaves.

 

A chinesa EHang, por exemplo, foi criada para esse fim, de fomentar o mercado de mobilidade aérea com eVTOLs autônomos. A empresa já teve a aeronave EH216-S certificada na China e agora está no Brasil em processo de certificação. Esse modelo para duas pessoas estará em exposição no Expo eVTOL 2024 por meio da Gohobby, representante da marca no Brasil.

 

Entre os expositores há ainda a brasileira Vertical Connect, que está desenvolvendo “carros voadores” não apenas para transporte de passageiros, mas para outras aplicações, como combate a incêndios, logística e emergência. A empresa cearense levará um mock-up do eVTOL. Já a também brasileira Moya Aero levará seu eVTOL para o evento. O modelo voltado para transporte de carga e mapeamento já está realizando voos de teste e estará no Expo Center Norte para ser apreciada pelos visitantes.

 

“Apesar de ser um mercado novo e com poucos desenvolvedores estruturados de eVTOLs, nós conseguimos reunir importantes players com suas aeronaves e mock-ups nesta primeira edição. Isso já é um marco no Brasil e sem dúvidas deixará os visitantes impressionados e certos de que se trata de uma tecnologia extremamente avançada e segura”, comenta o CEO da MundoGEO, Emerson Granemann.

 

Além da feira, o Expo eVTOL 2024 abrigará o 2º Fórum eVTOL – Mobilidade Aérea Avançada e Aeronaves Inovadoras, com uma extensa programação de debates e palestras durante dois dias. Até agora estão confirmados 34 palestrantes, incluindo representantes da Eve Air Mobility, empresa criada pela Embraer, e que recentemente apresentou as primeiras imagens de seu protótipo. A expectativa é que a aeronave voe ainda este ano e que entre em serviço em 2026.

 

A programação do fórum tem temas como regulamentação, gerenciamento do tráfego aéreo, vertiportos, energia, operação, mercado, tecnologia, mobilidade, meio ambiente, entre outros. E para falar sobre esses assuntos foram escalados representantes de grandes empresas brasileiras e mundiais, além de instituições e autoridades aeronáuticas. Nessa lista estão, por exemplo, Boeing, Lilium, Vertical Aerospace, Azul, Gol, Avantto, PAX Aeroportos, Skyports, UrbanV, Akaer, Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Universidade Mackenzie, SMG Consulting, OAB-SP, Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), entre outras organizações.

 

“Essa é a primeira vez que tantos especialistas no mercado de eVTOLs e de Mobilidade Aérea Avançada estarão reunidos em um mesmo ambiente no Brasil. Todos estão totalmente engajados nesse setor e darão uma contribuição imensurável para que os ‘carros voadores’ saiam de fato do chão e tomem os céus das cidades brasileiras nos próximos anos”, complementa Granemann.

 

O fórum terá tradução simultânea em português, inglês e espanhol. De forma simultânea ao Expo eVTOL 2024, acontecem no mesmo local outros três eventos com grande sinergia: o MundoGEO Connect, sobre tecnologias de captura da realidade; a DroneShow Robotics, sobre drones; e o SpaceBR Show, sobre o mercado espacial.

 

Serviço:

 

O quê: 1º Expo eVTOL

Quando: 21 a 23 de maio de 2024

Formato: Presencial

Onde: Expo Center Norte – Pavilhão Amarelo, em São Paulo

Inscrições e programação completawww.expoevtol.com

 

Mais informações: www.expoevtol.com | emerson@mundogeo.com

Whatsapp 41 99995-9701

 

Sobre a MundoGEO

 

A MundoGEO tem o propósito de disseminar conhecimento para mais de 200 mil profissionais, estimular a inovação e fomentar novos negócios nos setores espacial, drones, geotecnologias, robótica móvel autônoma e eVTOLs, publicando conteúdos no portal MundoGEO, nas redes sociais e realizando eventos (online e presenciais), como DroneShow Robotics, MundoGEO Connect, SpaceBR Show e Expo eVTOL. Mais informações em: www.mundogeo.com.

 

Sobre a Italian Exhibition Group

 

A Italian Exhibition Group (IEG), listada na Bolsa de Milão, vem se consolidando como líder na organização de feiras de negócios e congressos na Itália, e é um dos principais players europeus do setor. É conhecida por sua atuação em vários setores com destaque para Ambiente & Tecnologia. Nos últimos anos, começou a expandir as operações para além da Europa, chegando aos Estados Unidos, Emirados Árabes e China. Mais informações em: www.iegexpo.it/.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Em Destaque

Cantando a Vida: Fé e Música na Praça da MRV

Na terça-feira, 30 de abril, a Praça da MRV, no Bairro Gávea,...

Em Destaque

Inscrições abertas para eventos do Minas Láctea 2024

Exposições de máquinas, insumos e produtos lácteos integram a programação desta edição,...