Desenvolve Minas Gerais: Zona da Mata recebeu 4ª edição do AMM nos Municípios em parceria com o Sebrae

Mais de 150 pessoas, de 46 municípios mineiros, sendo 25 prefeitos e 35 empresas/entidades, se reuniram em Cataguases (Macrorregião Zona da Mata), para a quarta edição do “AMM nos Municípios – AMM e Sebrae: juntos pelo desenvolvimento das cidades”, no dia 12 de abril. O evento faz parte da nova fase do projeto Desenvolve Minas Gerais, parceria entre a AMM e o Sebrae, que debate o desenvolvimento das cidades nas dez macrorregiões do Estado.

A abertura contou com a presença do vice-presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e prefeito de Coronel Fabriciano, Marcos Vinicius Bizarro, representando o presidente da entidade, Julvan Lacerda; do diretor-técnico do Sebrae Minas, João Cruz; do prefeito de Cataguases, José Henriques; de 25 prefeitos das diferentes regiões mineiras; além de autoridades. No final, foi assinada a transferência simbólica da sede administrativa da AMM para Cataguases.

No seu pronunciamento, o prefeito anfitrião, José Henriques, salientou a importância do desenvolvimento econômico para o crescimento das cidades e afirmou ser adepto às atividades desenvolvimentistas, por isso Cataguases é um dos municípios que aderiram ao Programa Estadual de Desburocratização – Minas Livre para Crescer, criando um ambiente favorável ao desenvolvimento de novos negócios.

Na avaliação do diretor-técnico do Sebrae Minas, João Cruz, a união do Sebrae com a AMM foi uma das ações mais importantes para o desenvolvimento de Minas Gerais. O gestor afirmou que o trabalho do Sebrae é de excelente, mas a entidade não consegue atender todos os negócios no Estado. “Por mais que a gente se esforce, não temos braços para chegar a todos os empreendedores. Por meio de parcerias, principalmente, com as prefeituras pode-se ajudar muito os pequenos negócios. O papel da prefeitura é facilitar, mas quem faz tudo acontecer são os empreendedores”, afirmou o diretor.

João Cruz salientou o trabalho do presidente da AMM, Julvan Lacerda, que uniu os gestores em prol do desenvolvimento dos municípios e reforçou o trabalho dos gestores mineiros, como aconteceu em Cataguases é um dos finalistas do XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (PSPE).

O vice-presidente da AMM, prefeito de Coronel Fabriciano e presidente eleito da Associação para a gestão 2022-2025, Marcos Vinicius Bizarro, iniciou seu discurso falando que “capacitar o líder é tão importante quanto capacitar a equipe”, ao se referir à importância dos encontros da AMM para o desenvolvimento das gestões municipais. Em relação às expectativas dos prefeitos, Dr. Marcos salientou que a luta pelo Pacto Federativo está acesa e que é importante os gestores irem à Marcha a Brasília, de 25 a 28 de abril, para apresentarem as pautas municipalistas em nível federal. E que é importante participar dos eventos promovidos pela AMM, CNM e o Sebrae em prol do municipalismo. “Como é bom e suave que os irmãos vivam em união”, finalizou Dr. Marcos.

Na palestra de abertura, o presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico do município de Cataguases (CODEC), Jesusimar de Oliveira Dornelas, falou sobre “O papel do conselho de desenvolvimento econômico municipal”. O tema “Sustentabilidade e empreendedorismo” foi apresentado por Geraldo Reis, administrador de empresas e especialista em Lean Manufacturing.

Para finalizar o evento, o consultor da CNM, Ângelo Roncalli, apresentou as pautas municipalistas, ao lado do vice-presidente da AMM, Marcos Vinicius Bizarro. Ângelo Roncalli reforçou a importância da união de todos para haver mais pressão pela aprovação da pauta municipalista, que será amplamente debatida na Marcha a Brasília. Dr. Marcos frisou a importância de todos participarem das discussões na capital federal, mas salientou a importância da aprovação da PEC 122/2015, que proíbe atribuir despesa aos municípios sem fonte de recursos.

Desenvolve Minas Gerais

O projeto Desenvolve Minas Gerais faz parte de convênio celebrado em 2019 entre a AMM e o Sebrae, durante o Delta Fórum – Encontro de Desenvolvimento Econômico para Lideranças e Territórios. O objetivo do projeto é criar estratégias para o desenvolvimento local com a mobilização do poder público, iniciativa privada e o terceiro setor, criando condições favoráveis de sobrevivência dos pequenos negócios, que são fonte de trabalho e renda para milhões de pessoas em todos os 853 municípios do Estado.

O projeto já promoveu dezesseis edições virtuais do “AMM nos Municípios – Encontro Online nas Microrregionais”. E, também, o “AMM e Sebrae para prefeitos empreendedores”, com nove webinários que debateram o empreendedorismo nos municípios nas regiões do Sebrae em Minas Gerais. Além disso, cursos e mentorias de qualificação foram oferecidos, desde 2020, capacitando milhares de servidores públicos em todo o Estado com temas relevantes para as gestões das prefeituras e o desenvolvimento local.

Parceiros

O Desenvolve Minas Gerais conta com a parceria do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), Tribunal de Contas da União (TCU), Confederação Nacional de Municípios (CNM), Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt) e Conselho Regional de Engenharia (Crea-MG); todos juntos em estratégias para o desenvolvimento econômico local.

Mais informações e inscrições sobre o “AMM nos Municípios – AMM e Sebrae: juntos pelo desenvolvimento das cidades” aqui.

Confira a cobertura completa do evento nos canais de comunicação da AMM – Instagram (aqui), Facebook (aqui), portal (portalamm.org.br), AMMTV (aqui).

Botão Voltar ao topo