quinta-feira , 6 novembro 2025
Lar Negócios Desenvolve Minas Gerais: Zona da Mata recebeu 4ª edição do AMM nos Municípios em parceria com o Sebrae
Negócios

Desenvolve Minas Gerais: Zona da Mata recebeu 4ª edição do AMM nos Municípios em parceria com o Sebrae

Mais de 150 pessoas, de 46 municípios mineiros, sendo 25 prefeitos e 35 empresas/entidades, se reuniram em Cataguases (Macrorregião Zona da Mata), para a quarta edição do “AMM nos Municípios – AMM e Sebrae: juntos pelo desenvolvimento das cidades”, no dia 12 de abril. O evento faz parte da nova fase do projeto Desenvolve Minas Gerais, parceria entre a AMM e o Sebrae, que debate o desenvolvimento das cidades nas dez macrorregiões do Estado.

A abertura contou com a presença do vice-presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e prefeito de Coronel Fabriciano, Marcos Vinicius Bizarro, representando o presidente da entidade, Julvan Lacerda; do diretor-técnico do Sebrae Minas, João Cruz; do prefeito de Cataguases, José Henriques; de 25 prefeitos das diferentes regiões mineiras; além de autoridades. No final, foi assinada a transferência simbólica da sede administrativa da AMM para Cataguases.

No seu pronunciamento, o prefeito anfitrião, José Henriques, salientou a importância do desenvolvimento econômico para o crescimento das cidades e afirmou ser adepto às atividades desenvolvimentistas, por isso Cataguases é um dos municípios que aderiram ao Programa Estadual de Desburocratização – Minas Livre para Crescer, criando um ambiente favorável ao desenvolvimento de novos negócios.

Na avaliação do diretor-técnico do Sebrae Minas, João Cruz, a união do Sebrae com a AMM foi uma das ações mais importantes para o desenvolvimento de Minas Gerais. O gestor afirmou que o trabalho do Sebrae é de excelente, mas a entidade não consegue atender todos os negócios no Estado. “Por mais que a gente se esforce, não temos braços para chegar a todos os empreendedores. Por meio de parcerias, principalmente, com as prefeituras pode-se ajudar muito os pequenos negócios. O papel da prefeitura é facilitar, mas quem faz tudo acontecer são os empreendedores”, afirmou o diretor.

João Cruz salientou o trabalho do presidente da AMM, Julvan Lacerda, que uniu os gestores em prol do desenvolvimento dos municípios e reforçou o trabalho dos gestores mineiros, como aconteceu em Cataguases é um dos finalistas do XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (PSPE).

O vice-presidente da AMM, prefeito de Coronel Fabriciano e presidente eleito da Associação para a gestão 2022-2025, Marcos Vinicius Bizarro, iniciou seu discurso falando que “capacitar o líder é tão importante quanto capacitar a equipe”, ao se referir à importância dos encontros da AMM para o desenvolvimento das gestões municipais. Em relação às expectativas dos prefeitos, Dr. Marcos salientou que a luta pelo Pacto Federativo está acesa e que é importante os gestores irem à Marcha a Brasília, de 25 a 28 de abril, para apresentarem as pautas municipalistas em nível federal. E que é importante participar dos eventos promovidos pela AMM, CNM e o Sebrae em prol do municipalismo. “Como é bom e suave que os irmãos vivam em união”, finalizou Dr. Marcos.

Na palestra de abertura, o presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico do município de Cataguases (CODEC), Jesusimar de Oliveira Dornelas, falou sobre “O papel do conselho de desenvolvimento econômico municipal”. O tema “Sustentabilidade e empreendedorismo” foi apresentado por Geraldo Reis, administrador de empresas e especialista em Lean Manufacturing.

Para finalizar o evento, o consultor da CNM, Ângelo Roncalli, apresentou as pautas municipalistas, ao lado do vice-presidente da AMM, Marcos Vinicius Bizarro. Ângelo Roncalli reforçou a importância da união de todos para haver mais pressão pela aprovação da pauta municipalista, que será amplamente debatida na Marcha a Brasília. Dr. Marcos frisou a importância de todos participarem das discussões na capital federal, mas salientou a importância da aprovação da PEC 122/2015, que proíbe atribuir despesa aos municípios sem fonte de recursos.

Desenvolve Minas Gerais

O projeto Desenvolve Minas Gerais faz parte de convênio celebrado em 2019 entre a AMM e o Sebrae, durante o Delta Fórum – Encontro de Desenvolvimento Econômico para Lideranças e Territórios. O objetivo do projeto é criar estratégias para o desenvolvimento local com a mobilização do poder público, iniciativa privada e o terceiro setor, criando condições favoráveis de sobrevivência dos pequenos negócios, que são fonte de trabalho e renda para milhões de pessoas em todos os 853 municípios do Estado.

O projeto já promoveu dezesseis edições virtuais do “AMM nos Municípios – Encontro Online nas Microrregionais”. E, também, o “AMM e Sebrae para prefeitos empreendedores”, com nove webinários que debateram o empreendedorismo nos municípios nas regiões do Sebrae em Minas Gerais. Além disso, cursos e mentorias de qualificação foram oferecidos, desde 2020, capacitando milhares de servidores públicos em todo o Estado com temas relevantes para as gestões das prefeituras e o desenvolvimento local.

Parceiros

O Desenvolve Minas Gerais conta com a parceria do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), Tribunal de Contas da União (TCU), Confederação Nacional de Municípios (CNM), Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt) e Conselho Regional de Engenharia (Crea-MG); todos juntos em estratégias para o desenvolvimento econômico local.

Mais informações e inscrições sobre o “AMM nos Municípios – AMM e Sebrae: juntos pelo desenvolvimento das cidades” aqui.

Confira a cobertura completa do evento nos canais de comunicação da AMM – Instagram (aqui), Facebook (aqui), portal (portalamm.org.br), AMMTV (aqui).

Artigos relacionados

Negócios

Fecomércio MG destaca que Turismo de Minas Gerais lidera crescimento no país em 2024

Análise realizada pelo Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio MG, com base...

Negócios

Comércio mineiro sustenta crescimento e acumula uma alta de 4,3% no ano

O mês de agosto registrou um aumento sustentado de 4,3% no comércio...

Negócios

Sebrae Minas credencia empresas de consultoria em inovação para pequenos negócios

Edital do programa Sebraetec oferece oportunidades para prestadores de serviço atuarem em...

Negócios

65,1% dos comerciantes mineiros esperam segundo semestre de boas vendas em 2024

Após dois semestres seguidos de crescimento nas vendas, os varejistas mineiros ouvidos pelo...