sexta-feira , 23 fevereiro 2024
Lar Clube do Livro A bússola para navegar pelas turbulências geradas por crises e mudanças na vida
Clube do Livro

A bússola para navegar pelas turbulências geradas por crises e mudanças na vida

Compreender as dificuldades da jornada como verdadeiras aberturas para o autoconhecimento é o convite que a mestre em Psicologia Juliana Bley faz aos leitores em Gestão da Travessia, lançamento da editora Almedina Brasil pelo selo Edições 70. A obra foi escrita para servir de mapa, bússola, remo e colete salva-vidas para aqueles que enfrentam grandes ondas e buscam ferramentas para lidar com transformações pessoais e profissionais. 

Avessa a definir uma fórmula universal sobre como encarar as mudanças na vida, a autora fornece embasamentos teóricos e práticos para formar “barqueiros da própria jornada”. Isso porque, segundo a psicóloga, cada pessoa trilha um caminho único que terá as próprias provações e recompensas. A partir de experiências como psicoterapeuta e vivências pessoais, Juliana mostra nas páginas do livro como a jornada do viver, apesar de sempre imprevisível, pode ser administrada com o conhecimento e as ferramentas certas. 

Algumas pessoas torcem o nariz quando trago a ideia de Gestão para pensar como sair dos nossos mergulhos ao fundo do poço, por se referir a algo muito racional e estratégico. Mas é justamente por isso que recorro a este termo. É unindo razão e emoção, espiritualidade e pés no chão, vontade, mente e coração abertos que a gente consegue criar condições favoráveis para que uma mudança promova crescimento do indivíduo. 
(Gestão da Travessia, p. 34) 

Com uma abordagem sistêmica e integral, que conecta mente, corpo, alma e o contexto coletivo, Juliana Bley incentiva a visualização do futuro com um olhar mais amplo para dentro e para o exterior, atento ao que está acontecendo em um mundo em constante transição. Segundo ela, este é o melhor caminho para amenizar e até mesmo eliminar o sofrimento que as mudanças podem gerar. 

Gestão da Travessia reúne reflexões poderosas sobre a importância de respeitar a ciclicidade da vida, abrir mão de certas conquistas, criar espaço para o novo, entender os tipos e níveis de luto gerados pelas perdas e como encontrar o caminho de volta quando o sentimento de se estar no fundo do poço é avassalador. A obra apresenta ainda recursos, estratégias e atitudes de autocuidado essenciais para encarar situações desafiadoras e momentos difíceis, fortalecendo a resiliência e habilidade de adaptação. 

Ficha técnica 

Livro: Gestão da Travessia – Aprendendo a viver e a cuidar de si em um mundo de ondas gigantes 
Autora: Juliana Bley 
Editora: Almedina Brasil, selo Edições 70 
ISBN: 9786554270038 
Páginas: 138 
Formato: 14x21x0,7 
Preço: R$ 59,00 
Onde encontrar: Almedina Brasil | Amazon 

Sobre a autora 

Juliana Bley é cuidadora de gente e barqueira de travessias. Psicóloga e mestre em Psicologia, atua como psicoterapeuta, palestrante e consultora de empresas há mais de 20 anos. A partir de sua experiência com Gestão de Mudanças e Gerenciamento de Crises nos âmbitos emocional e social, especializou-se em Gestão da Travessia. Oferece espaço de reflexão e ação dedicado ao tema das transformações humanas em múltiplos níveis: pessoais, relacionais, coletivas e organizacionais. É uma referência no Brasil no campo da Saúde e Segurança no Trabalho, onde as mudanças são uma constante e a integridade humana é sempre um chamado urgente. 

Sobre a editora 

Fundada em 1955, em Coimbra, a Almedina orgulha-se de publicar obras que contribuem para o pensamento crítico e a reflexão. Líder em edições jurídicas em Portugal, a editora publica títulos de Filosofia, Administração, Economia, Ciências Sociais e Humanas, Educação e Literatura. Em seu compromisso com a difusão do conhecimento, ela expande suas fronteiras além-mar e hoje traz ao público brasileiro livros sobre temas atuais, em sintonia com as necessidades de uma sociedade em constante mutação. 

Artigos relacionados

Clube do Livro

Gustavo Tubarão revela em novo livro como se curou da depressão

Com 18 milhões de seguidores, o mineiro que ficou famoso por compartilhar...

Clube do LivroEm Destaque

Selton Mello celebra 40 anos de carreira com livro apaixonante

Entrevistado por grandes personalidades brasileiras, ator e diretor detalha experiências, dores e...

Clube do Livro

10 livros para se emocionar e aprimorar conhecimentos durante as férias

Confira nossas indicações e aproveite o período de descanso para descobrir novas...

Clube do Livro

Da avó ao netinho: 12 livros para presentear a família no Natal

Confira as indicações de obras que despertam autoconhecimento, ajudam a alavancar negócios,...