Lar FEF - Festas e Fotos Bloco PIQUINZADA se prepara para o pré Carnaval 2020
FEF - Festas e Fotos

Bloco PIQUINZADA se prepara para o pré Carnaval 2020

Com a premissa: “Amor pelo que faz e te faz feliz”, o bloco pré-carnavalesco Piquinzada, que desde 2017 homenageia o saudoso Piquim, pessoa que contribuiu por mais de 40 anos para a cultura vespasianense, vem nestes últimos 3 anos ganhando espaço no entretenimento em todo vetor norte durante o período pré-carnavalesco, já se prepara para sua grande festa que acontece no dia 08 de fevereiro de 2020.

Chell Carvalho

Serão oferecidas ainda neste ano oficinas de caixa e tamborim, ministrada pelo percussionista Chell Carvalho, vespasianense autodidata que desde os 16 anos desenvolveu aptidão por instrumentos musicais. Atualmente é integrante do grupo de samba Borabatucar e ritmista destaque da Bateria Piquinzada.

E, também a oficina Música do Corpo, realizada pela cantora, percussionista e fonoaudióloga Raquel Coutinho, com um notório reconhecimento na cena artística brasileira.

A Piquinzada tomou grandes proporções, alcançando a participação de moradores do município e região, que com o intuito de resgatar e agregar foliões para que juntos não deixem tão peculiar tradição brasileira se extinguir na cidade, sendo direcionado a todas as idades, em um clima gostoso e familiar.

A organização informa que estão abertas as inscrições para todos que queiram participar da bateria Piquinzada e traz uma programação de conhecimento, sonoridade, diversão, arte e muitas surpresas a todos:

Oficina de Tamborim e Caixa (malacacheta)

Período: Setembro a Outubro/2019

Publico alvo: Todos interessados em participar da bateria Piquinzada

Ministrante: Chell Carvalho

Informações: (31) 9 7308-4065

Oficina Música do Corpo:

Proporciona através da música e ritmo, um trabalho de desenvolvimento da respiração, expressão vocal, coordenação motora e percepção espacial, expandindo atenção, raciocínio, memória, equilíbrio, tônus, foco e postura corporal.

A oficina resgata o que há de mais puro em nossas raízes, os sons primais. Além disso, leva a cultura e o conhecimento, através das atividades musicais e motoras, desenvolvendo a comunicação e a criatividade.

Período: 09 a 10/10/2019

Hora: 19h a 21h

Local: Escola Aquarela Mágica (Rua Francisco Lima, 128, Centro, Vespasiano-MG)

Informações: (31) 9 7308-4065

Raquel Coutinho:

Raquel Coutinho

Som do corpo, batuque, dança e voz, tudo integrado soando…

Essa é a busca de Raquel Coutinho, que vem se dedicando a pesquisa da rítmica corporal desde 2003.

Cantora, percussionista e fonoaudióloga, têm dois discos lançados, Olho D´água (2009) e Mineral (2015). Estudou com Fernando Barba (Barbatuques), Lucas Ciavata criador do método do “O Passo”, com Jongui (produtor e baterista) Ney Doxosse (candomblé), Bill Lucas (percussionista) e com Santiago Reither, professor e percussionista Cubano.

Além do seu trabalho autoral, Raquel, também integrou o trio de Tambores de Maurício Tizumba por 15 anos. Como percussionista, se dedicou mais ao estudo da rítmica corporal e dos instrumentos típicos do Congado Mineiro como o Tambor de Folia, pandeiro, patangome e gungas, instrumentos que se tocam dançando e cantando.

A oficina “Música do Corpo” é a integração de todos esses elementos, corpo, voz, ritmo, dança, até brotar a música no corpo. O projeto teve início em 2003 quando, a convite do Banco Mercantil do Brasil, convidou Raquel Coutinho para realizar esse trabalho em onze cidades do interior de Minas, atendendo aos educadores e alunos das redes de ensino fundamental.

Desde então a Oficina Música do Corpo não parou, já participou de diversos festivais como o “Festival de Inverno de Mariana”, “Festival de Arte de Serrinha”-Bragança Paulista e Oficinas e Workshops para o Galpão Cine Horto- MG, ministrou a Oficina Música do Corpo no curso profissionalizante para atores, da “Companhia de Teatro Contemporâneo”, no Rio de Janeiro e na escola de profissionalização circense -” Crescer e Viver “ também no Rio de Janeiro onde morou por 10 anos. Atualmente, Raquel Coutinho é coordenadora artística da ONG Associação Querubins, onde desenvolve junto com educadores um trabalho de rítmica corporal e escuta sensível.

Raquel Coutinho também ministrou a Oficina Música do Corpo na Áustria “Festival Color of Percussion”.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

FEF - Festas e Fotos

Produto inovador desenvolvido por mineiros conquista público

Uma criação que nasceu em Belo Horizonte está ganhando o mundo e...

FEF - Festas e Fotos

Participe da Campanha do agasalho da Brasil Certificados

A Brasil Certificados em solidariedade ao próximo está fazendo a campanha do...