Tecnologia

Windows 11 ganha novo Explorador de Arquivos com abas

Microsoft anunciou uma série de novidades para o Windows 11. Entre elas há o novo Explorador de Arquivos, que vem sendo testado em versões beta e agora é baseado em abas. A ideia é que o aplicativo seja mais interativo e organizado.

De acordo com Panos Panay, Chief Product Officer (CPO) da Microsoft, o novo Explorador de Arquivos vem para “ajudar os usuários do Windows a serem mais eficientes e produtivos”. Com ele, o sistema poderá centralizar todas as abas do explorador em uma única janela, evitando abrir mais de uma vez o aplicativo para acessar arquivos de diferentes espaços.

O novo design do Explorador de Arquivos também permite acessar, assim como atualmente, os documentos recentes e traz uma opção para os “favoritos”. Dessa forma, será possível “fixar arquivos e criar guias”, reduzindo “para um o que costumava levar seis cliques até chegar a um arquivo importante”.

O novo Explorador de Arquivos

Com a chegada do novo visual do Explorador de Arquivos, os usuários terão uma “tela inicial” ao abrir o aplicativo. Nela, será possível conferir as abas de “Acesso rápido”, “Favoritos” e “Recentes”. Alguns arquivos e contatos também poderão ser recomendados com base no contexto de uso a partir da tecnologia Context IQ.

A novidade também traz a visualização no aplicativo de sugestões de conteúdos para a nuvem. Tal qual, será possível visualizar e adicionar arquivos compartilhados com outros usuários, uma experiência focada essencialmente no trabalho híbrido.

Explorador de ArquivosO Explorador de Arquivos do Windows 11 também terá um modo noturno.

Apesar de anunciar e, inclusive, mostrar o novo software, a Microsoft não detalhou quando ele estará disponível para todos os usuários. A expectativa é de que a atualização que traga o novo recurso esteja disponível ainda neste ano no Windows 11 22H2. Também não está claro se a Microsoft vai levar o novo Explorador de Arquivos ao Windows 10.

Botão Voltar ao topo