X Promoções
  • Home
  • Manchetes
  • VLI assina Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção, do Instituto Ethos
Manchetes

VLI assina Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção, do Instituto Ethos

A VLI – companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos –, acaba de dar mais um passo importante em seu compromisso com a ética. A empresa assinou o Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção. A assinatura é promovida pelo Instituto Ethos e coroa a implementação de diversas iniciativas na VLI ao longo dos anos – a exemplo do Programa de Ética mantido pela empresa, que inclui diversa ferramentas, como treinamentos periódicos, Código de Conduta para empregados e fornecedores, entre outras iniciativas.

Esse pacto global é um compromisso voluntário assumido por empresas privadas e públicas e tem por objetivo uni-las na promoção de um mercado mais íntegro e ético, além de reduzir as diferentes formas de corrupção. De acordo com o Instituto Ethos, ao se tornarem signatárias do pacto, elas assumem o compromisso de divulgar a legislação brasileira anticorrupção para seus funcionários e stakeholders, a fim de que seja cumprida integralmente. Além disso, comprometem-se a vedar qualquer forma de suborno e a primar pela transparência de informações e colaboração em investigações, quando necessário.

“Desde que foi criada, há 10 anos, a VLI mantém a ética como um dos pilares do nosso negócio. A assinatura do Pacto Empresarial é um passo adicional nesta jornada, que reafirma o alinhamento de todo o nosso time dentro desse propósito”, afirma Ernesto Pousada, presidente da VLI.

Para a gerente-geral de Ética e Conformidade da VLI, Joyce Andrews, o Pacto Empresarial é uma aliança da companhia com a sociedade e um grande marco na história da VLI. “Demonstramos, de forma clara e inequívoca, que a ética integra todas as nossas atividades e as esferas de relacionamento da empresa.”

“Integrar a VLI as empresas signatárias do Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção e num futuro bem próximo como associadas ao Ethos é de grande satisfação. Trata-se de mais uma empresa a somar esforços em busca de uma sociedade mais justa e igualitária, tendo como princípio a integridade e transparência em sua atuação. Desejamos as boas-vindas certos de que temos muito trabalho pela frente e reafirmamos que o Ethos poderá apoiá-los nessa caminhada”, declara Caio Magri, diretor-presidente do Instituto Ethos.

Programa de Ética VLI

Oito são os pilares do Programa de Ética, que se dividem em frentes de prevenção, detecção e resposta: assessment de riscos; comprometimento com a cultura de compliance; supervisão e recursos para o compliance; Código de Conduta Ética, Políticas e Procedimentos; atividades de due dilligence; controles internos e monitoramentos efetivos; comunicação e programa de treinamento contínuos; e canal de denúncia, mecanismos de investigação e disciplinares.

Segundo Joyce, o Código de Conduta é a principal política da companhia. “Contamos com todos para praticá-lo. Compartilhamos nossos princípios e regras por meio do programa de comunicação e de treinamento anual.” Também de relevância para o programa é o Canal de Ética, que é muito utilizado e trouxe elementos para melhorias tanto do programa quanto de processos na VLI como um todo.

Sobre a VLI

A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Escolhida como uma das 150 melhores empresas para trabalhar pela revista Você S/A, a VLI também foi eleita a mais inovadora empresa de transporte e logística, pelo Prêmio Valor Inovação Brasil 2020, e conquistou o 1º lugar na categoria Transporte e Logística das Melhores, da IstoÉ Dinheiro. A VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

Publicações Relacionadas

DESTILADO BEBIDO COM CERVEJA CONTAMINADA TERIA EVITADO INTOXICAÇÃO

Marcos Rogério

14 palestras gratuitas e abertas ao público discutem o combate à biopirataria

Marcos Rogério

Trabalho temporário deve ganhar força em 2020

Marcos Rogério