X Promoções
FEF - Festas e Fotos

Novo espetáculo da Nossa Companhia, Madame e a Faca Cega estreia online

Com texto e direção de Tatiana Bueno e a atriz Alexandra DaMatta no elenco, o espetáculo Madame e a Faca Cega é o novo trabalho da Nossa Companhia, que estará em temporada online de 29 de abril a 2 de maio. Esta é a primeira dramaturgia de Tatiana e foi livremente inspirada em um trecho do livro Os Componentes da Banda, de Adélia Prado.
No espetáculo, a personagem Vera – vivida por Alexandra – vai gravar seu programa de culinária, como de costume. Mas, desta vez, Madame atormenta seus pensamentos. “Madame é representação de todas as madames que vivem a realidade do Instagram, que utilizam canudinhos reutilizáveis, que têm discursos feministas sempre na ponta da língua e que ajudam todas as outras mulheres a entenderem que essa vida não é real, que não há vida perfeita”, conta a dramaturga.
O texto aborda, ainda, relacionamentos tóxicos e abusivos e mostra a libertação catártica de Vera quando ela identifica seu verdadeiro algoz. “Falamos sob a ótica de relacionamentos homossexuais, mas não abordamos orientação e gênero. Os relacionamentos são universais. A ideia não é fazer uma peça sobre um universo específico, e sim trazer à cena a busca da própria voz, da libertação das relações opressoras, fazendo uma reflexão sobre a busca da felicidade imposta, que não é real”, diz Tatiana. Para Alexandra DaMatta, abordar relacionamentos homoafetivos num contexto de universalidade é um ganho da dramaturgia contemporânea e essencial para a representatividade. “O intuito é trazer o que é comum, natural e orgânico”.
Também diretora da montagem, Tatiana conta que o maior desafio da encenação foi entender a linguagem híbrida. O texto já foi escrito pensando no novo formato e ela optou por não fazer um “filme” e sim teatro híbrido. “Não há tratamento no pós-filmagem. A luz, o som e os cortes são feitos ao vivo, como no teatro. Optamos por um não cenário para quebrar o realismo que o cinema propõe. O signo do programa de culinária fica por conta dos objetos e do figurino que criamos”, conta.
A trilha sonora original foi criada por Rogério Bastos com a ideia de trazer loops de bateria, em uma trilha seca e descompassada que revela o estado emocional da personagem.

Trilogia Madame
Madame e a Faca Cega é o primeiro espetáculo da trilogia Madame, da Nossa Companhia. O trabalho teve sua primeira apresentação em março na MoMo, a Mostra de Monólogos do Alvenaria, e agora estreia em temporada oficial.
A segunda peça da trilogia é Codinome Madame, com Bia Toledo no elenco, texto de Tatiana Bueno e direção de Tatiana e André Grecco. Com estreia marcada para 13 de maio, a narrativa se passa em um futuro distópico onde a arte foi proibida e uma atriz passa anos enclausurada para se proteger e proteger toda a arte que conseguiu guardar.
A terceira, Madame Tussaud, está em fase de pesquisa dramatúrgica e deve ser anunciada em breve. Em todos os espetáculos da trilogia a Cia apresenta mulheres fortes em busca da sua própria voz, da libertação dos próprios monstros e por seu lugar de fala.

Ficha técnica
Realização: Nossa Companhia
Direção e Dramaturgia: Tatiana Bueno
Assistência de Direção: Bia Toledo
Preparação de Elenco: Inês Aranha
Elenco: Alexandra DaMatta
Voz em off: Bibi Cavalcante
Trilha Original: Rogério Bastos
Desenho de luz e Operação de Iluminação: Samya Peruchi
Direção de Fotografia e Operação de Câmera: Nara Ferriani
Cenário e Figurino: Nossa Companhia
Costureira: Therezinha Bueno
Desenho Sonoro e Captação de Áudio: Cecília Lüzs
Técnico de Streaming: Lucas Martinez
Direção de Produção: Clube do Mecenas
Produção Executiva: Camila Pontremoli e Bia Passet
Fotos: João Valério
Coordenação de Comunicação: Dimalice Nunes
Assessoria de Imprensa: Pombo Correio

Serviço
De 29 de abril a 2 de maio, às 20 horas.
Duração: 30 minutos
Classificação indicativa: 16 anos
Onde: https://www.sympla.com.br/produtor/alvenaria
R$20,00 inteira e R$10,00 meia (50% da bilheteria será doada para o movimento SOS Técnica)

Publicações Relacionadas

INSUBMISSAS – Mulheres na Ciência estreia de forma online dia 13 de janeiro

Marcos Rogério

Prefeitura de Pedro Leopoldo inaugura nova sede da Biblioteca Municipal

Marcos Rogério

Legião Urbana de volta em BH

Marcos Rogério