X Promoções
  • Home
  • Faseh
  • Faseh retoma atendimentos médicos na clínica-escola com cuidado redobrado
Faseh

Faseh retoma atendimentos médicos na clínica-escola com cuidado redobrado

Triagem, restrição de acesso e número de pessoas, afastamento, equipamentos de proteção, além de higienização e desinfecção rigorosa. São medidas adotadas pela Faseh e aprovadas pelo Comitê de Covid de Vespasiano para o retorno às práticas acadêmicas, na Clínica-escola dentro do campus da faculdade.

Tudo para garantir segurança para alunos, professores, funcionários e pacientes. Desde o dia 17 de agosto, as consultas médicas foram retomadas. “Fizemos uma adequação da faculdade como um todo. Não só na área dos atendimentos, mas na área administrativa também”, assegura a professora e Responsável Técnica de Enfermagem da Clínica-escola, Libértala Rocha.

Prevenção de risco

A professora Libértala destaca as medidas de triagem. Funcionários da Clínica ligam para os pacientes agendados, um dia antes da consulta, para saber se estão com sintomas do novo coronavírus. “Se estiverem, orientamos a ir à UBS mais próxima ou ao Centro de Covid de Vespasiano e remarcamos a consulta para daí a 10 dias”, explica ela.

Na chegada à Clínica na Faseh, o paciente tem a temperatura checada e responde a perguntas sobre a saúde dele, antes de entrar. Se estiver com suspeita de contágio, recebe máscara cirúrgica e luvas e é levado para um consultório isolado para o exame. Libértala completa: “Como alunos e professores estão com todos os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), estão seguros”.

Revezamento e higienização

As especialidades foram divididas em dias específicos, para maior controle: ginecologia (3ªs na Faseh), clínica médica (4ªs na Faseh), obstetrícia (5ªs na Faseh e na policlínica do Caieiras), pediatria (6ªs de manhã na Faseh) e otorrino (6ªs à tarde na Faseh).

A uso dos consultórios é feito de forma alternada, começando pelos pares e depois trocando para os ímpares. Desta forma, a cada atendimento, é feita a higienização, sem que os agendamentos tenham que ser interrompidos. “Entre as consultas é feita a desinfecção de todos os móveis e equipamentos dos consultórios. E, entre o turno da manhã e o da tarde, os consultórios são lavados com água, sabão e hipoclorito”, esclarece a professora.

Os consultórios da Clínica-escola da Faseh são amplos e permitem o afastamento de 2 metros entre aluno, paciente, acompanhante e o professor. “A gente tem evitado o acompanhante. Só nos casos de pacientes crianças, idosos, dependentes é que permitimos a entrada de acompanhante nos consultórios, para evitar aglomeração e garantir que não haja contaminação aqui dentro”.

Clínica-escola da Faseh: Rua São Paulo 958, Jardim Alterosa – Vespasiano/MG

(31) 2138-2932\ 2928\2933

Publicações Relacionadas

Ex aluna da FASEH é autora de pesquisa inédita com publicação Internacional

Marcos Rogério

Intoxicação por metais pesados: Crianças vítimas do desastre de Brumadinho são alvo de pesquisa

Marcos Rogério

Como garantir segurança às aulas presenciais na pandemia

Marcos Rogério