X Promoções
  • Home
  • Em Vespasiano
  • Novos médicos da FASEH integram equipes de saúde na prefeitura de Vespasiano
Em Vespasiano

Novos médicos da FASEH integram equipes de saúde na prefeitura de Vespasiano

As unidades de saúde de Vespasiano ganharam um reforço nas equipes médicas valioso, há cerca de 2 meses. 6 novos médicos formados antecipadamente, pela Faseh e com autorização do MEC para trabalhar no combate à pandemia do novo coronavírus, integram as frentes de trabalho nos postos e UBSs da prefeitura.

Paulo Ali: médico da UBS Morro Alto

Paulo Ali é um dos novos médicos. Ele foi contratado para a UBS do Morro Alto que tem 3 equipes de saúde, com médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem, além de agentes de saúde. “O pessoal me recebeu muito bem aqui, eles me ajudam muito”.

O médico ressalta o trabalho das agentes comunitárias de saúde que, em meio a esta pandemia, são responsáveis por informar, instruir a população. “Elas atuam no controle de acesso à unidade que está com o atendimento reduzido, para evitar aglomerações, e também na disseminação das medidas de isolamento, higiene, equipamentos de proteção. Conscientizamr as pessoas sobre a necessidade das medidas de controle da Covid-19, adotadas pela prefeitura, que a gente recebe periodicamente e vai atualizando a equipe. É um trabalho em conjunto com o nosso e muito importante”.

Paulo também destaca o trabalho da UPA para onde vão os casos mais urgentes e graves da Covid-19, para que a unidade básica possa manter o atendimento a outros pacientes nas consultas de puericultura, pré-natal, manejo de doenças crônicas e outros. “A população também me recebeu muito bem e eu fico muito grato!”

 

Yan Raposo: médico do PSF Serra Dourada

O colega dele, Yan Raposo, começou a trabalhar, no último dia 11 de maio, no PSF (Posto de Saúde da Família) no Serra Dourada, juntamente com o Welber Rabello, também ex-aluno da Faseh. Eles explicam que lá houve redução na escala de consultas eletivas e adiamento nas marcações de diabéticos e hipertensos, por segurança, já que estes são do grupo de risco alto, caso contraiam o novo coronavírus.

Welber Rabello: médico do PSF Serra Dourada

“Atuar na Atenção Primária tem sido muito desafiador e gratificante, neste contexto epidemiológico”, diz outro dos novos médicos da Faseh, Bernardo Morais. Ele já está há dois meses na UBS do Jardim da Glória. “As Unidades Básicas de Saúde assumem papel de alta complexidade, são portas de entrada do serviço de assistência à saúde”. Ele ressalta a importância do uso correto de EPIs (Equipamentos de Proteção Invididual), pelos profissionais, tanto no atendimento de casos de “Sindrome gripal”, suspeitos da Covid-19, como no atendimento regular, já que há pessoas que podem estar contaminadas e contaminar outras sem manifestar sintomas. “Fui muito bem recebido na unidade, pela equipe e pela população e também pelos acadêmicos da Faseh que fazem o internato de saúde coletiva e me acompanham diariamente no serviço.

 

 

 

Bernardo Morais e Marina Lopes recebem certificado na Faseh

A dupla de novos médicos Ivan Vilaboim e Marina Lopes foi contratada pela prefeitura de Vespasiano para trabalhar no PSF do Suely. Eles também contam com o reforço de acadêmicos do 10º período da Faseh que estão em internato, nos atendimentos básicos de saúde da mulher, do idoso, do adulto e puericultura. “Além disso, devido à pandemia, a gente tem tido que atender demandas de casos suspeitos do novo coronavírus. Então, hoje, tem um atendimento diferenciado para este público, sendo que alguns destes pacientes são encaminhados para a UPA, quando necessário”, explica Marina.

Os novos médicos da Faseh que estão em Vespasiano formaram, em abril, pela turma 23 de Medicina e entram para a história da instituição e da cidade de Vespasiano, pela garra e competência com que estão encarando este desafio e o risco de salvar vidas, em meio à maior crise sanitária mundial da nossa época, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde).

Publicações Relacionadas

Vem aí a Semana Brasil 2020

Marcos Rogério

Faseh, referência em inovação na saúde, passa a integrar a Ânima Educação

Marcos Rogério