X Promoções
  • Home
  • #FiqueEmCasa
  • Delete o Normal: manifesto de Jontex joga luz sobre o que não deve voltar a ser como era antes
#FiqueEmCasa

Delete o Normal: manifesto de Jontex joga luz sobre o que não deve voltar a ser como era antes

Em parceria com a BETC/Havas, campanha pede mudanças no pós-pandemia, por meio do movimento #NãoVolteAoNormal; entre os alertas então a falta de proteção durante o sexo e o aumento do número de infecções sexualmente transmissíveis, além do LGBTfobia, a hipersexualização da mulher e o machismo

Muito tem se falado sobre “voltar ao normal” no pós-pandemia. Contudo, basta uma breve reflexão para notar que esse antigo normal nunca foi bom o suficiente. É partindo desse ponto que Jontex e BETC/Havas acabam de lançar um manifesto por mudanças, jogando luz naquilo que não deve mais voltar a ser como era antes e incentivando a adesão ao movimento #NãoVolteAoNormal. Sob o conceito “Delete o Normal”, a campanha convida o público a refletir sobre suas próprias atitudes e experiências, sobre pensamentos considerados “normais” por uma grande parcela da sociedade, mas que precisam ser repensados com urgência.

À exemplo disso, o manifesto faz um apelo sobre saúde sexual, o respeito ao próximo e a importância de manter relações seguras. Afinal, na época considerada “normal” para muitos, a masturbação feminina era um tabu; dizer que camisinha corta o clima era desculpa para não usá-la; o machismo era tolerado e os meninos seguiam sendo ensinados a ser “pegadores”; o “não é não” nem sempre era respeitado; e espalhar nudes sem consentimento era prática recorrente; assim como julgar mulheres que carregam consigo um preservativo, a preferência sexual do outro ou ainda a quantidade de relações das pessoas. Destaca-se ainda, num filme de 60 segundos, o “normal” número de mais de 1 milhão de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) por dia, a vergonha de falar sobre sexo, a hipersexualização das mulheres e o fato de que a AIDS mata. Para todas essas situações, entre outras, a campanha de Jontex pede mudança, pois nada disso – nunca – deveria ter sido normal.

“A campanha é um convite para evitar que as relações entre as pessoas sejam como antes. Com um tom provocador, queremos deletar comportamentos nocivos que nunca deveriam ter sido considerados normais. E o poder de conexão de Jontex com as pessoas pode inspirar essa reflexão, essa mudança e a não aceitação mais de quem age de maneira errada com você”, ressalta Laura Azevedo, diretora de criação da BETC/Havas.

A campanha, inspirada no projeto global da marca Durex, também do grupo Reckitt Benckiser, aterrissa no Brasil direcionada ao contexto atual do país e será veiculada exclusivamente no ambiente digital.

Ficha técnica

Agência: BETC/Havas

Cliente: RB Health

Produto: Jontex

CCO: Erh Ray

Managing Director: Daniel Jotta

Diretora Executiva de Criação: Andrea Siqueira

Diretora de Criação: Laura Azevedo

Criação: Sergio Nakano, Rafael Homor, Pedro Vidor, Alexandre Tobio e Gabriel Moraes

Marcas & Negócios: Heloisa Figueiredo, Ricardo Barros, Caio Bottan e Gabriela João

Canais & Engajamento: Carlinha Gagliardi, Thiago Rodrigues, Isis Zonaro, Camila Militão, Caroline Legnaro, Gabriela Checchia e Isabella Rocha

Estratégia: Agatha Kim, Silvia Paes, Rodrigo Vieira e João Cordeiro

Produção: Mark Gibbons & Simone Grattarola

Produtora: Tubby Brother Films

Diretor: Ben Tubby & Dan Tubby

Adaptação – Brasil

Editor: Tiago Hasegawa e Paulo Alberto

Produção: Anna Ferraz, Lucio Wangles, Paula Sousa e Rafael Paes

Produção de Áudio (locução): Hefty
Aprovação do Cliente: Fabio Caprio, Jose Carlos Hernandez, Alexandra Romeo, Ricardo Monteiro, Livia Michilin, Bruno Widmer e Paula Dayan.

 

Publicações Relacionadas

7 livros para apimentar a relação e dar um adeus às brigas de casal

Marcos Rogério

Lives aproximam professores e alunos durante a pandemia

Marcos Rogério

Campanha emergencial da LBV entregará mais de 15 mil cobertores a famílias mais vulneráveis

Marcos Rogério