X Promoções
#FiqueEmCasa

Lives aproximam professores e alunos durante a pandemia

Período de afastamento social. As escolas estão fechadas há quase dois meses. As pessoas estão se adaptando a novas rotinas, superando obstáculos diariamente para dar conta de tantos afazeres. As crianças se esforçam para manter o ritmo de estudos e os professores se desdobram para manter seus alunos abastecidos de conteúdo e estimulados a aprender.

Neste momento tão difícil em que o mundo precisou parar para conter o novo coronavírus (Covid-19), todos concordam que médicos, enfermeiros, garis, entregadores e policiais são verdadeiros heróis por trabalharem na linha de frente do enfrentamento à pandemia. Mas é preciso destacar aqui também o trabalho do professor, que se reinventou para continuar ensinando.

Usando a tecnologia como seu principal aliado, os professores continuam dando aulas diariamente, só que agora on-line. Gravadas ou ao vivo, as aulas são ministradas com o mesmo carinho e dedicação que as presenciais. Na última semana, estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Marista Asa Sul, de Brasília (DF), relataram que se sentiram muito acolhidos durante uma dessas aulas.

“Me senti muito acolhida e pelo vídeo percebi o cuidado que os professores estão tendo com a gente e o tanto que eles estão se esforçando para que tudo aconteça da melhor forma”, disse Carolina Uhmann, aluna do 9º ano, se referindo a uma das aulas organizada pelos professores como despedida para as férias, que iniciaram no último dia 6 e vão até o dia 25 de maio.

“Senti um carinho grande vindo dos professores. Eles demonstraram um cuidado em também querer saber como estamos lindando com isso tudo, além dos conteúdos e atividades”, afirma Cláudia Valle, também aluna do 9º ano.

E esse acolhimento não é sentido só pelos alunos do Ensino Fundamental Anos Finais, mas também pelos estudantes da Educação Infantil ao Ensino Fundamental Anos Iniciais. “A tecnologia tem se apresentado de forma diferente na vida das crianças. Temos ouvido relatos lindos de alunos que sentem o carinho transmitido pelas telas”, conta a orientadora pedagógica do Colégio Marista Asa Sul, Sara Azevedo.

Segundo a coordenadora do Ensino Fundamental Anos Finais do Colégio Marista Asa Sul, Bernadete Carvalho, a escola é precursora na cidade no trabalho com tecnologia em sala de aula para ampliação da aprendizagem, já que desde 2014 desenvolve com os professores formações que permitem o uso efetivo de ferramentas e aplicativos em sala de aula. Com o isolamento social e a necessidade de continuar com o trabalho pedagógico e vínculo com os estudantes via plataforma Blackboard, este investimento foi ainda mais intensificado, com formações que permitissem ampliar  e facilitar a mediação do trabalho com os alunos, quer seja na aulas on-line ao vivo, quer seja nos roteiros de atividades propostas.

“Se já havia um engajamento grande da equipe, o contexto atual mostrou uma potencialidade maior ainda de crescimento, inclusive com professores formando outros professores, para que ninguém ficasse para trás neste processo. Nossos profissionais não serão mais os mesmos. Muito da qualificação exigida neste momento certamente fará parte das aulas quando voltarmos ao presencial”, afirma a coordenadora.

Sobre a Rede Marista de Colégios

O Colégio Marista Asa Sul integra a Rede Marista de Colégios (RMC), presente no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 18 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica alinhada ao mercado. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.

Publicações Relacionadas

Quarentena pode ajudar na aquisição de hábitos positivos

Marcos

7 livros para apimentar a relação e dar um adeus às brigas de casal

Marcos

7 dicas para voltar a fazer planos para o futuro

Marcos