X Promoções
Especial

A expansão da Estética no Brasil

No dia 18 de janeiro é comemorado o Dia do Esteticista. A estética é uma área profissional em ampla expansão e o Brasil se tornou o terceiro país com o maior mercado do mundo. Isso faz com que haja uma geração de novos empregos e negócios para os profissionais que atuam na área.

A comemoração do Dia do Esteticista foi instituída com a Lei Federal Nº 12.592 de 18 de janeiro de 2012 e objetiva a preservação dos direitos dos profissionais. Os seus campos de atuação envolvem a beleza, o bem-estar, a saúde e a imagem pessoal. Os graduados podem atuar em centros de estética, salões de beleza, spas, academias, hotéis e ainda prestar consultoria tanto na área de cosméticos quanto de equipamentos para procedimentos estéticos. Podem ainda trabalhar no desenvolvimento de produtos e em consultórios médicos.

A clientela se tornou exigente e quer ter à disposição novidades em tratamentos faciais, corporais e em cosméticos, com a intenção livrar-se da temida cirurgia plástica que pode ser um risco. Um profissional qualificado pode informar e ter argumentação científica, calcada no conhecimento da anatomia, fisiologia, cosmetologia e em recursos técnico-estéticos que proporcionem tratamentos específicos de acordo com as necessidades.

Hoje, com o advento do curso de Tecnologia em Estética e Cosmética oferecido pelo Grupo Uninter, reconhecido e aprovado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), cada vez mais, o profissional estará se aperfeiçoando e reforçando que a excelência na atitude e nas práticas profissionais passa por boa formação acadêmica, e não apenas por pós-graduação em estética, num aprendizado mínimo ao que se refere a profissão.

A seriedade, o conhecimento técnico-científico, a objetividade, a obstinação, a ética, a motivação e o amor, são ferramentas básicas de que o profissional esteticista dispõe para o mercado atual.

De acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia do Ministério de Educação, o Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética conta com 2.000 horas contra 320 horas de uma pós-graduação, sendo que em uma pós-graduação o graduado de outra área não terá todo o aprendizado que o curso de tecnologia oferece.

Efetuar procedimentos invasivos não faz parte da atuação do Esteticista. Nós queremos preservar a face e o corpo, naturalmente, apenas trabalhando com as mãos, e a tecnologia dos aparelhos e cosméticos; sem colocar em risco a vida ou a aparência dos clientes, sem deformar sua aparência com produtos injetáveis ou implantes. E sabemos que hoje isso é uma realidade!

O esteticista atual é um profissional formado para interagir completamente com diversas especialidades, com relação a interlocução e harmonia. Sua esfera de atuação é determinada pelos outros, campos profissionais do setor da saúde, mas sua autonomia é muito abrangente no que se refere ao processo de preservação da beleza para o bem-estar físico e psicológico do cliente.

Autoras: Rita de Cássia Alberini e Vera Lucia Pereira dos Santos são professoras do curso de Tecnologia em Estética e Cosmética do Centro Universitário Internacional Uninter.

Publicações Relacionadas

Você sabia que seu pet pode doar sangue?

Marcos Rogério

Câncer de próstata poderá ser detectado por exame de urina

Marcos Rogério

Férias: como viajar com meu cachorro?

Marcos Rogério