X Promoções
FEF - Festas e Fotos

Bloco PIQUINZADA se prepara para o pré Carnaval 2020

Com a premissa: “Amor pelo que faz e te faz feliz”, o bloco pré-carnavalesco Piquinzada, que desde 2017 homenageia o saudoso Piquim, pessoa que contribuiu por mais de 40 anos para a cultura vespasianense, vem nestes últimos 3 anos ganhando espaço no entretenimento em todo vetor norte durante o período pré-carnavalesco, já se prepara para sua grande festa que acontece no dia 08 de fevereiro de 2020.

Chell Carvalho

Serão oferecidas ainda neste ano oficinas de caixa e tamborim, ministrada pelo percussionista Chell Carvalho, vespasianense autodidata que desde os 16 anos desenvolveu aptidão por instrumentos musicais. Atualmente é integrante do grupo de samba Borabatucar e ritmista destaque da Bateria Piquinzada.

E, também a oficina Música do Corpo, realizada pela cantora, percussionista e fonoaudióloga Raquel Coutinho, com um notório reconhecimento na cena artística brasileira.

A Piquinzada tomou grandes proporções, alcançando a participação de moradores do município e região, que com o intuito de resgatar e agregar foliões para que juntos não deixem tão peculiar tradição brasileira se extinguir na cidade, sendo direcionado a todas as idades, em um clima gostoso e familiar.

A organização informa que estão abertas as inscrições para todos que queiram participar da bateria Piquinzada e traz uma programação de conhecimento, sonoridade, diversão, arte e muitas surpresas a todos:

Oficina de Tamborim e Caixa (malacacheta)

Período: Setembro a Outubro/2019

Publico alvo: Todos interessados em participar da bateria Piquinzada

Ministrante: Chell Carvalho

Informações: (31) 9 7308-4065

Oficina Música do Corpo:

Proporciona através da música e ritmo, um trabalho de desenvolvimento da respiração, expressão vocal, coordenação motora e percepção espacial, expandindo atenção, raciocínio, memória, equilíbrio, tônus, foco e postura corporal.

A oficina resgata o que há de mais puro em nossas raízes, os sons primais. Além disso, leva a cultura e o conhecimento, através das atividades musicais e motoras, desenvolvendo a comunicação e a criatividade.

Período: 09 a 10/10/2019

Hora: 19h a 21h

Local: Escola Aquarela Mágica (Rua Francisco Lima, 128, Centro, Vespasiano-MG)

Informações: (31) 9 7308-4065

Raquel Coutinho:

Raquel Coutinho

Som do corpo, batuque, dança e voz, tudo integrado soando…

Essa é a busca de Raquel Coutinho, que vem se dedicando a pesquisa da rítmica corporal desde 2003.

Cantora, percussionista e fonoaudióloga, têm dois discos lançados, Olho D´água (2009) e Mineral (2015). Estudou com Fernando Barba (Barbatuques), Lucas Ciavata criador do método do “O Passo”, com Jongui (produtor e baterista) Ney Doxosse (candomblé), Bill Lucas (percussionista) e com Santiago Reither, professor e percussionista Cubano.

Além do seu trabalho autoral, Raquel, também integrou o trio de Tambores de Maurício Tizumba por 15 anos. Como percussionista, se dedicou mais ao estudo da rítmica corporal e dos instrumentos típicos do Congado Mineiro como o Tambor de Folia, pandeiro, patangome e gungas, instrumentos que se tocam dançando e cantando.

A oficina “Música do Corpo” é a integração de todos esses elementos, corpo, voz, ritmo, dança, até brotar a música no corpo. O projeto teve início em 2003 quando, a convite do Banco Mercantil do Brasil, convidou Raquel Coutinho para realizar esse trabalho em onze cidades do interior de Minas, atendendo aos educadores e alunos das redes de ensino fundamental.

Desde então a Oficina Música do Corpo não parou, já participou de diversos festivais como o “Festival de Inverno de Mariana”, “Festival de Arte de Serrinha”-Bragança Paulista e Oficinas e Workshops para o Galpão Cine Horto- MG, ministrou a Oficina Música do Corpo no curso profissionalizante para atores, da “Companhia de Teatro Contemporâneo”, no Rio de Janeiro e na escola de profissionalização circense -” Crescer e Viver “ também no Rio de Janeiro onde morou por 10 anos. Atualmente, Raquel Coutinho é coordenadora artística da ONG Associação Querubins, onde desenvolve junto com educadores um trabalho de rítmica corporal e escuta sensível.

Raquel Coutinho também ministrou a Oficina Música do Corpo na Áustria “Festival Color of Percussion”.

Publicações Relacionadas

PROGRAMA DE BENEFÍCIOS CHEGA AO TRANSPORTE PÚBLICO DA RMBH COM VANTAGENS EXCLUSIVAS AOS USUÁRIOS

Marcos Rogério

Projeto Vespasiano 70 anos

Marcos Rogério

Especialista dá dicas de como ser um vendedor 2.0

Marcos Rogério