X Promoções
FEF - Festas e Fotos

Prefeitura de Pedro Leopoldo inaugura nova sede da Biblioteca Municipal

A nova sede da Biblioteca Municipal Dona Sinhazinha Caldas está mais confortável, moderna, lúdica e muito mais atraente para o público. Acervo da cidade estará reunido no local

Na próxima terça-feira, 6 de agosto, será inaugurada a nova sede da Biblioteca Municipal de Pedro Leopoldo, a Biblioteca Dona Sinhazinha Caldas. O novo espaço, maior e mais confortável, fica no Complexo da Praça da Estação, na Secretaria Municipal de Educação, Rua Anélio Caldas, 33 – Centro. A casa é tombada pelo patrimônio histórico, mas conta com rampas para acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida e é bem mais arejada que a antiga sede. Ao longo da semana a Secretaria Municipal de Educação realizará uma vasta programação com a participação das Escolas.

Todo o acervo que antes ficava no prédio da Estação estará unificado na nova sede e é composto por obras de literatura infanto-juvenil, livros escolares, contos, cultura popular, dentre outros. Mais de cinco mil livros estarão à disposição de toda a população que contará ainda com o auxílio de um bibliotecário contratado via processo seletivo. Além da inauguração da Biblioteca, será realizada a entrega da revitalização do Espaço Multiuso que recebeu diversas melhorias para o uso do grupo da terceira idade Anos Dourados.

O novo endereço já foi cadastrado no Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Estado de Minas Gerais e estará aberto à população de segunda à sexta-feira, de 9h às 17h.

O projeto

Segundo a Secretaria de Educação, foram meses de muito trabalho e dedicação para disponibilizar para os pedroleopoldenses um espaço mais atraente e aconchegante para os amantes da leitura. O novo projeto foi apresentado pelo Prefeito Cristiano Marião no mês de abril, em reunião aberta à população e recebeu elogios da grande maioria dos participantes. Para receber o público infantil, a biblioteca conta ainda com um ambiente temático que foi especialmente montado para receber crianças que, desta forma, terão a oportunidade de participar de atividades de leitura e contação de histórias.

Além do diversificado acervo, a biblioteca também disponibilizará ao público três computadores que podem ser usados para acesso à internet, realização de pesquisas e trabalhos escolares. Para empréstimos de livros, a direção informa que é preciso ter um cadastro que pode ser feito no local mediante apresentação do RG e comprovante de endereço.

Os usuários poderão também usufruir das áreas externas com coretos e jardins para a leitura. Uma grande novidade será a sala de artes “Arte na Garagem” onde serão realizadas oficinas de arte e artesanatos, contação de histórias, amostra de filmes e muitas outras atividades. De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Denise Botelho, a nova sede da Biblioteca foi elaborada pensando no público que irá utilizá-la, desde as crianças da pré-escola, público jovem e adultos. “Realizamos a reforma da casa sem alterar as características históricas do imóvel. O piso foi reforçado, trocamos o forro do teto onde tinham infiltrações e as paredes ganharam nova pintura e adesivos decorativos. Para deixar o ambiente mais moderno e funcional, melhoramos a rede elétrica e instalamos computadores. O objetivo é resgatar o hábito de leitura nos cidadãos, proporcionando um lugar agradável e confortável para quem frequenta”, analisou.

A solenidade de entrega terá uma vasta programação incluindo diversas homenagens, atrações e atividades relacionadas à leitura. Para o prefeito Cristiano Marião a transferência para a casa que hoje sedia a Secretaria Municipal de Educação objetivou não só a melhoria e a curadoria do acervo, mas também criou um ambiente que fomenta a leitura e a cultura. “É uma realização que trará bons frutos e que tenho certeza que a maioria da população que for ao local sem posicionamento político irá ver que o projeto ficou excelente e melhor para atrair os adeptos à leitura e ao conhecimento”, afirmou.

Publicações Relacionadas

Vespasianense ganha Copa Minas Gerais de jiu-jitsu

Marcos Rogério

PROGRAMA DE BENEFÍCIOS CHEGA AO TRANSPORTE PÚBLICO DA RMBH COM VANTAGENS EXCLUSIVAS AOS USUÁRIOS

Marcos Rogério

Festa dos Barangos de Vespasiano comemora 21 anos em setembro

Marcos Rogério