X Promoções
FEF - Festas e Fotos

Vespasiano assistiu ao maior simulado de emergências já realizado em Minas

A avenida Dr. Ari Teixeira, no centro da cidade, virou cenário de um treinamento de socorro a múltiplas vítimas de um acidente de trânsito com 4 veículos, com a participação de cerca de 500 pessoas. O evento promovido pela Faculdade da Saúde e Ecologia Humana – FASEH – é o maior deste tipo, já realizado em Minas (com 50 vítimas), inédito na cidade e teve como objetivo preparar estudantes, profissionais de saúde e comunidade em geral para a reação apropriada, diante de eventualidades como estas.

“Os profissionais da saúde precisam se antecipar aos acidentes, por isso esse tipo de exercício é importante para toda a cidade”, explicou o coordenador do Simulado, o professor da Medicina e da Enfermagem da FASEH, Daniel Fernandes.

Antes do Simulado, alunos dos cursos de Saúde e Direito da FASEH deram consultas grátis para a população. “Nossa instituição quer oferecer seus serviços à comunidade e ser parceira dos órgãos públicos em iniciativas como esta. É uma oportunidade integradora, com apoio da prefeitura”, disse a diretora acadêmica da faculdade, Dra. Hérica Soraya.

 

 

Prefeita Ilce Rocha com a diretoria da FASEH: DR. Ricardo Guimarães (presidente do CESUV), Dr. João Lúcio dos Santos Junior (Diretor geral da FASEH) e Dra. Hérica Soraya (Diretora acadêmica da FASEH)

A prefeita Ilce Rocha que estava presente respondeu: “A gente só tem a agradecer à FASEH, estamos impressionados com o que estamos vendo aqui que é importante para preparar a comunidade para uma eventual emergência”. O presidente do CESUV, entidade mantenedora da FASEH, Dr. Ricardo Guimarães, retribuiu o agradecimento “à prefeita que nos ajudou na organização do evento, na liberação do espaço e na preparação de todos estes recursos da municipalidade que é muito importante para que tenhamos sucesso”.

Durante semanas, a faculdade se reuniu com agentes públicos da Prefeitura de Vespasiano – Transvesp, Defesa Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros – para organizar o simulado e informar à população sobre a importância da iniciativa e sobre as alterações na rotina da cidade e no trânsito, na manhã do evento. A atividade ainda teve como parceiros o SAMU BH e a empresa de ambulâncias Luiz Vidas e a CMOS Drake de desfibriladores.

Um narrador anunciou o histórico do acidente e como seria a ação dos envolvidos. Os alunos, divididos em equipes atenderam as vítimas no local do simulado, fazendo a triagem por gravidade e foram observados e avaliados pelos “sombra” – professores dos cursos de saúde (Medicina, Enfermagem e Fisioterapia) da faculdade. Também a equipe da UPA de Vespasiano participou do simulado, recebendo algumas das vítimas do acidente, de surpresa, como parte da atividade combinada com a prefeitura para testar a reação e capacidade de atendimento dos funcionários.

Publicações Relacionadas

Participe da Campanha do agasalho da Brasil Certificados

Marcos Rogério

Festa dos Barangos de Vespasiano comemora 21 anos em setembro

Marcos Rogério

Cia Provisório Definitivo estreia o seu novo projeto O DESEJO DO OUTRO

Marcos Rogério