X Promoções
  • Home
  • X-Tec
  • Desligamentos de Consumidores Livres e Especiais aumentam na proporção do crescimento das Migrações do ACL
X-Tec

Desligamentos de Consumidores Livres e Especiais aumentam na proporção do crescimento das Migrações do ACL

Leandro Sousa
Analista de Mercado, Comercialização de Energia e Assuntos Regulatórios.

Na mesma onda de alta na migração dos consumidores livres e especiais para o mercado livre de energia, é verificado no mesmo período, uma tendência de desligamentos por sucessão desses mesmos clientes. Em comparação com o número de migrações efetuadas em um ano para o mercado livre, em média 15,4% tiveram seu desligamento por sucessão.

Esse movimento vem ocorrendo, pelo fato da liquidação financeira no mercado de curto prazo (MCP) estar travada pela judicialização do GSF, boa parte desses clientes estão credores na liquidação da CCEE e não conseguem receber seus créditos.

Para não perder o seu direito de receber na liquidação financeira do MCP, diversos consumidores se viram obrigados a repassar esse ativo financeiro com alto deságio para Bancos de investimentos e comercializadoras.

Verifica-se ainda, que mesmo com a alta volatilidade do PLD – Preço da Liquidação das Diferenças aplicado no mercado de curto prazo, têm-se mantido uma estabilidade das migrações dos consumidores livres e especiais no ACL.

Diante desta frustração por parte desses consumidores, que buscavam uma redução de custos com energia, têm-se o outro lado da moeda, a gestão deste insumo na CCEE.

A complexidade das operações e das regras do mercado de energia na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, faz com que o consumidor livre/especial mal assessorado na migração para o ACL retorne ao mercado cativo.

Fonte: Relatório CCEE – Desligamento com Sucessão publicado no dia 17/08/2018. www.ccee.org.br

Publicações Relacionadas

Dicas para aprimorar a sua loja virtual

Marcos

Deixe o seu Comentário