X Promoções
  • Home
  • Notícias
  • Filme “A Forma da Água” ganha processo de plágio
Notícias

Filme “A Forma da Água” ganha processo de plágio

Grande vencedor do Oscar 2018, o longa foi processado pela família do escritor Paul Zinder

O diretor Guillermo del Toro e o estúdio Fox Searchlight ganharam o processo de plágio movido pela família do escritor Paul Zinder pelo filme “A Forma da Água”, grande vencedor da premiação do Oscar de 2018. O julgamento ocorreu nesta terça-feira (24), na Califórnia, nos Estados Unidos.

A acusação foi entregue formalmente à Justiça norte-americana alguns dias antes da cerimônia do Oscar, em março, e alegava que o produtor Daniel Kraus teria apresentado a história e proposto o filme a Guillermo no mesmo ano em que a peça de Zinder foi ao ar na TV americana.

A peça, chamada “Let Me Hear Your Whisper”, foi escrita no final da década de 1960 e conta a história de Helen, uma mulher solitária que trabalha em um centro de pesquisas durante a Guerra Fria e cria uma compaixão por um golfinho que conversa apenas com ela. Quando os cientistas ameaçam o animal, a mulher decide resgatar o golfinho do laboratório.

As semelhanças da história da peça com a história do filme não passaram despercebidas pela família de Zinder. “A Forma da Água” também se passa na época da Guerra Fria, e retrata a história de Elisa, que também trabalha em um laboratório de pesquisa e se envolve com uma criatura que é mantida em cativeiro pelos cientistas americanos. Elisa cria um laço amoroso com a criatura e decide resgatá-la do laboratório.

O juiz Percy Anderson analisou enredo, temas, ritmo, clima, diálogos e personagens nos dois trabalhos e decidiu que, apesar das semelhanças, não houve plágio. De acordo com ele, uma das diferenças é a relação da protagonista com o animal: enquanto Helen não desenvolve uma atração única, Elisa cria uma afeição pessoal e amorosa pela criatura.

Publicações Relacionadas

Oito das 15 mortes por sarampo registradas no país foram entre crianças menores de cinco anos

Marcos Rogério

Moro teme que eleições prejudiquem andamento da Lava Jato

Marcos Rogério

Conheça as 10 funções que mais abrem postos de trabalho

Marcos Rogério