X Promoções
  • Home
  • Notícias
  • Filme “A Forma da Água” ganha processo de plágio
Notícias

Filme “A Forma da Água” ganha processo de plágio

Grande vencedor do Oscar 2018, o longa foi processado pela família do escritor Paul Zinder

O diretor Guillermo del Toro e o estúdio Fox Searchlight ganharam o processo de plágio movido pela família do escritor Paul Zinder pelo filme “A Forma da Água”, grande vencedor da premiação do Oscar de 2018. O julgamento ocorreu nesta terça-feira (24), na Califórnia, nos Estados Unidos.

A acusação foi entregue formalmente à Justiça norte-americana alguns dias antes da cerimônia do Oscar, em março, e alegava que o produtor Daniel Kraus teria apresentado a história e proposto o filme a Guillermo no mesmo ano em que a peça de Zinder foi ao ar na TV americana.

A peça, chamada “Let Me Hear Your Whisper”, foi escrita no final da década de 1960 e conta a história de Helen, uma mulher solitária que trabalha em um centro de pesquisas durante a Guerra Fria e cria uma compaixão por um golfinho que conversa apenas com ela. Quando os cientistas ameaçam o animal, a mulher decide resgatar o golfinho do laboratório.

As semelhanças da história da peça com a história do filme não passaram despercebidas pela família de Zinder. “A Forma da Água” também se passa na época da Guerra Fria, e retrata a história de Elisa, que também trabalha em um laboratório de pesquisa e se envolve com uma criatura que é mantida em cativeiro pelos cientistas americanos. Elisa cria um laço amoroso com a criatura e decide resgatá-la do laboratório.

O juiz Percy Anderson analisou enredo, temas, ritmo, clima, diálogos e personagens nos dois trabalhos e decidiu que, apesar das semelhanças, não houve plágio. De acordo com ele, uma das diferenças é a relação da protagonista com o animal: enquanto Helen não desenvolve uma atração única, Elisa cria uma afeição pessoal e amorosa pela criatura.

Publicações Relacionadas

Redução de peso pode evitar 15 mil casos de câncer

Marcos

Moro teme que eleições prejudiquem andamento da Lava Jato

Marcos

TSE: Tribunal divulga informações sobre eleições no Google Notícias

Marcos

Deixe o seu Comentário